Home » Destaque » Nova iluminação no Acesso José Sartorelli/Avenida José Marques Penteado tem a primeira fase concluída

Nova iluminação no Acesso José Sartorelli/Avenida José Marques Penteado tem a primeira fase concluída

Nova iluminação no Acesso José Sartorelli/Avenida José Marques Penteado tem a primeira fase concluída

Foi concluída a primeira fase da nova iluminação no Acesso José Sartorelli/Avenida José Marques Penteado, no trecho entre a ponte sobre o rio Sorocaba e a passagem de nível nas proximidades do Complexo Esportivo da Escola Municipal “Dona Elisa Moreira dos Santos”. A partir desta sexta (28), com a estabilização da rede, entraram em funcionamento as novas luminárias que foram instaladas de maneira intercalada entre os dois lados da via.

A empresa responsável pela obra é a Stya Comercial, Consultoria e Projetos Ltda e o valor do investimento é de R$ 320,4 mil. Além das novas luminárias, foi implantada nova rede subterrânea de energia. O novo sistema vem para resolver o problema da iluminação na via, em substituição ao anterior que existia há mais de 30 anos. Isso garantirá mais segurança aos motoristas e pedestres que passam diariamente pelo local.

Os 68 novos postes, com seis metros de altura e braço de iluminação de dois metros, foram fabricados em aço galvanizado, ao invés de fibra de vidro, como estava previsto inicialmente. Essa mudança do material levou em consideração a necessidade de uniformizar a iluminação ao longo da via e se adequar à norma técnica NBR-5101. Os postes em aço são mais seguros e receberam pintura eletrostática verde para se ajustar à cor predominante do ambiente no trecho da via.

A qualidade das luminárias faz com que esses equipamentos estejam entre os melhores do mundo. As luminárias instaladas em Iperó são as primeiras que receberam a certificação INMETRO e, atualmente, apenas outras cinco têm essa certificação no país. De acordo com a legislação vigente, todas precisam ter essa aprovação. Iperó é uma das primeiras cidades brasileiras a receber essas luminárias com grande eficiência no fluxo luminoso, isto é, menor quantidade de energia consumida e maior quantidade de luz gerada.

A próxima fase será a implantação do processo de telegestão. É uma inovação que possibilitará identificar cada ponto de iluminação e receber instantaneamente as informações, facilitando a manutenção. Será possível acompanhar em tempo real o consumo, a vida útil das luminárias, a luminosidade e eventuais falhas. O sistema de telegestão wireless (sem fio) vai conectar todas as luminárias a uma central de comando que será acionada por meio de um computador ou celular. Após uma avaliação pelos engenheiros de telegestão, os equipamentos para o monitoramento à distância serão instalados. A previsão é que essa segunda fase esteja concluída nos próximos 30 dias.

“O funcionamento do novo sistema de iluminação é uma grande conquista para a nossa população e era um pedido antigo dos moradores da região e dos usuários da via. Iperó terá a primeira rodovia com telegestão da iluminação no Brasil, substituindo o sistema anterior que já estava bastante desgastado. Conseguiremos uma economia para o município, devido ao barateamento no processo de manutenção, com menor consumo de energia e menos intervenções no sistema. Tivemos apoio importante da Câmara Municipal para essa primeira experiência com iluminação pública utilizando LED e o nosso planejamento prevê a instalação em outros locais, trocando gradativamente as lâmpadas utilizadas atualmente”, explicou o prefeito.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA – Também seguem em andamento as ações de manutenção da iluminação pública em todo o município, principalmente trocas de lâmpadas queimadas. Em agosto a Prefeitura realizou licitações para aquisição de materiais e mão de obra, com a possibilidade de executar a manutenção em até 150 pontos de iluminação por mês. O foco é atender melhor a demanda em todos os bairros da cidade.

Para agilizar os atendimentos, está em andamento a criação de um novo canal de comunicação pela Prefeitura, via 0800 ou “Disque 156″. A Prefeitura aguarda apenas a disponibilização do número para a linha direta e gratuita que será direcionada a esse serviço em toda a cidade. Também continua disponível o link no site oficial: http://www.ipero.sp.gov.br/manutencao-de-iluminacao-publica/