Home » Destaque » Novo programa na área da saúde garante maior qualidade na atenção básica

Novo programa na área da saúde garante maior qualidade na atenção básica

Novo programa na área da saúde garante maior qualidade na atenção básica

A Prefeitura de Iperó por meio da Secretaria de Saúde foi contemplada pelo programa “Qualis Mais” do Governo do Estado de São Paulo. O programa garantirá maior qualidade na atenção básica de saúde, ampliando o acesso aos procedimentos demandados.

O programa amplia o acesso dos usuários do sistema público de saúde aos exames diagnósticos complementares, tratamentos e acompanhamento dos casos, bem como auxilia os profissionais da saúde com treinamentos à equipe de enfermagem e agentes comunitários, aperfeiçoando a detecção e tratamento precoce das doenças sensíveis à atenção básica.

O plano de trabalho foi elaborado em 2018 e deliberado em CIB – Comissão Intergestores Bipartite em abril de 2019. Na deliberação, o município foi contemplado com o valor de R$ 189.920,79 repassados em 4 parcelas de R$ 47.480,20.

Com a primeira parcela do recursos, serão realizadas 500 consultas de oftalmologia sendo 300 no Centro da cidade, 100 no bairro Bacaetava e 100 no bairro de George Oetterer, além de 10 exames de endoscopia e 10 exames de colonoscopia.

Além disso, também serão disponibilizados exames de mamografia para mulheres de 50 a 59 anos, ultrassom de mama com critério de maior Bi Rads, ultrassom abdominal, testicular, transvaginal, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, ecocardiograma, holter, retirada de lesões de pele com suspeição pré-maligna. O município ofertará também aos servidores da saúde o treinamento com duração de 8 horas com infectologista sobre infecções sexualmente transmissíveis – priorizando HIV/AIDS, sífilis e hepatites virais, a fim de cumprir requisito obrigatório para capacitação de testagem rápida.

O programa deve iniciar o seu plano de trabalho no município na primeira quinzena de agosto. O prefeito municipal destacou a importância do Qualis Mais, “com esse programa, fomentamos a atenção básica, sendo possível em termos de recurso a disponibilização de exames indispensáveis para a população. Assim como em outras áreas, na Saúde estamos diariamente trabalhando para a garantia de qualidade e comodidade aos cidadãos iperoenses”.