Home » Notícias » Novos Conselheiros Tutelares foram eleitos no último domingo

Novos Conselheiros Tutelares foram eleitos no último domingo

Novos Conselheiros Tutelares foram eleitos no último domingo

Iperó conheceu os 5 novos conselheiros tutelares no último domingo (4). Entre os 18 inscritos, somente 12 candidatos disputaram o pleito para mandato de 4 anos (2016/2020), permitida uma recondução por meio de novo processo de escolha conforme Lei Federal nº 12696/2012. Essa legislação, além de modificar o período do mandato, também unificou a data das eleições em todo o território nacional.

Em Iperó, participaram da votação 1278 pessoas, divididas entre a área central com 764 eleitores e George Oetterer que levou às urnas 514 eleitores e foram apurados 6 votos brancos e 9 nulos.

O processo de eleição foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e por Comissão Eleitoral sob a fiscalização do Ministério Público da Comarca e transcorreu com tranquilidade com apoio das secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e da Guarda Civil Municipal (GCM).

Em Iperó a eleição mobilizou mais de 10% do eleitorado da cidade. O número superou os eleitores de 2012 quando foram às urnas 1027 iperoenses. Os membros do CMDCA e os candidatos mobilizaram os eleitores que, inclusive, foi maior que das vizinhas Boituva e Sorocaba que alcançaram cerca de 2% do eleitorado.

“Esse envolvimento da população é resultado da transparência e envolvimento da administração municipal com a comunidade que compareceu mesmo sabendo que o voto não era obrigatório. Agora, nosso trabalho continua! Agradeço a todos os envolvidos, em especial, aos membros do CMDCA e à população que participou tão ativamente”, destaca o prefeito municipal.

Foram eleitos como titulares os candidatos Anderson Parma (com 512 votos), Mariza Vaz (456 votos), Jaqueline Telles (404 votos), Renato Mello (341 votos) e Cassiane Albieri (320 votos). Os demais candidatos ficaram na lista de suplentes para o caso de eventual substituição (temporária ou definitiva) que ocorra no decorrer do mandato dos novos conselheiros. São eles: Madalena Camargo (267 votos), Gisele Amaral (249 votos), Irene Pontarolo (188 votos), Vivi Bertuci (177 votos), Cleice Silva (163 votos), Júlio Soares (102 votos) e Cynthia Araujo (99 votos).

Os novos conselheiros serão empossados no dia 9 de janeiro de 2016 e terão como missão garantir que os direitos e deveres relativos às crianças e adolescentes de Iperó sejam preservados e pautados no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e legislações correlatas.

A sede do Conselho Tutelar está localizada na Avenida Vereador Dr José Marques Penteado, nº 557, Centro e os atendimentos são realizados diariamente durante a semana e aos finais de semana em regime de plantão ou pelos telefones (15) 3266-3955.