Home » Notícias » OAB promove palestras sobre drogas e “bullying” em escolas de Iperó

OAB promove palestras sobre drogas e “bullying” em escolas de Iperó

OAB promove palestras sobre drogas e “bullying” em escolas de Iperó

Por meio de uma parceria com a Prefeitura de Iperó, a subseção de Boituva da OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil), está promovendo nos estabelecimentos de ensino municipais, o ciclo de palestras “OAB vai à escola”. A intenção é conscientizar os jovens sobre os perigos das drogas e do “bullying”.

Na última terça-feira (8), o presidente da subseção de Boituva, dr. Stevens Fabrício Moreira, e o dr. Diego Augusto Canal, estiveram na Escola Municipal Dona Elisa Moreira dos Santos, abordando esses assuntos para 45 alunos do 9º ano.

A palestra foi dividida em dois temas, com o primeiro abordando as drogas ilícitas e as lícitas, seus perigos para a saúde física, dependências, aspectos familiares e sociais, e as consequências perante a lei de quem consome e trafica. Todas as drogas foram didaticamente apresentadas, assim como os resultados para o usuário, a família e a sociedade.

O segundo tema foi o “bullying”, que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos. É geralmente praticado dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

Os palestrantes explicaram as conseqüências do “bullyng”, enfatizando que se trata de um problema mundial. Segundo os advogados, as crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima, com problemas de relacionamento.

Os atos de “bullying”, de acordo com os palestrantes, ferem princípios constitucionais e o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar.
Participaram da palestra, representantes da Secretaria Municipal da Educação, Gislaine Meira, coordenadora da Escola Municipal Dona Elisa Moreira dos Santos, e as professoras Eva Vilma Nicolau e Denize Cardoso

Scroll Up