Home » Destaque » Obras na estação ferroviária se aproximam do final

Obras na estação ferroviária se aproximam do final

Obras na estação ferroviária se aproximam do final

Com o andamento dos trabalhos para reconstruir a cobertura metálica da plataforma da estação, as obras de reforma e restauração do prédio ferroviário caminham para a fase final. Os serviços seguem em ritmo mais cuidadoso, pois todo o custeio dos materiais e da mão-de-obra têm sido feitos com recursos próprios do município.

De acordo com Antonio Mendes de Barros Neto, responsável pela execução dos serviços, as obras na parte interna foram contínuas, com ajustes na área elétrica e hidráulica e recuperação da arquitetura. “Nessa fase das obras externas, cuidaremos da arquitetura urbanística para preservar a identidade do prédio”, explicou.

O prédio foi inaugurado em 1928, quando Iperó (antiga Santo Antonio) se transformou num importante entroncamento ferroviário para o transporte de passageiros e cargas. O embarque e desembarque de passageiros foi encerrado no início de 2001, com o fechamento do percurso entre Sorocaba e Apiaí. Durante vários anos, a estação ficou abandonada e foi depredada.

De acordo com o prefeito, a finalidade das obras na estação é resgatar e preservar a identidade do município, cujo desenvolvimento teve um importante impulso através da ferrovia. “A estação tem a história ligada diretamente à história do nosso município. A restauração do prédio é de extrema importância para cidade e uma questão de honra para a nossa administração”, destacou.

Atualmente, trens de carga ainda passam pelo município.