Home » Destaque » Os cuidados das crianças e adolescentes em tempos de pandemia Covid-19

Os cuidados das crianças e adolescentes em tempos de pandemia Covid-19

Os cuidados das crianças e adolescentes em tempos de pandemia Covid-19

Os cuidados das crianças e adolescentes em tempos de pandemia Covid-19

No dia 13 de julho comemoramos 30 anos da lei 8.069 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, que foi construída com muita luta por meio dos movimentos sociais e da sociedade para garantir a proteção integral de todas as crianças e adolescentes, sem distinção de renda, de condições sociais e culturais.

Como estamos vivendo um isolamento social por conta da pandemia do COVID-19 a rotina das crianças e dos adolescentes mudou, assim como de toda a família. E com isso, as dificuldades aparecem como dúvidas sendo elas: que atividades oferecer para elas? Como auxiliar no estudo à distância? Como gastar a energia das crianças? Como criar uma nova rotina na família? E como fazer com as famílias que não possuem um celular ou computador para se comunicar com outras pessoas sem sair de casa?

– É importante conversar com as crianças e adolescentes de forma simples, mas verdadeira. Procure escutar o que elas têm a dizer;- Organize seu tempo para realizar atividades juntos com as crianças, convide-as para essa construção;- Esta organização pode contribuir para que se sintam mais seguras. Caso a sua realidade, tanto estrutural como emocional, não permita tal organização, faça o que for possível para que, minimamente, seja garantida a promoção de saúde mental de todos;- Ao final de cada dia, se possível, separe um tempo para conversarem sobre o dia que passou;- Envolver as crianças e adolescentes na rotina de higienização, levando em conta a sua idade.

O isolamento social pode gerar situações de estresse por inúmeros motivos, podendo intensificar as situações de violência. Dessa forma, o CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social busca oferecer orientação e atendimento a famílias e indivíduos que sofreram algum tipo de violação de direitos. Nessa perspectiva, o trabalho é voltado para o fortalecimento dos vínculos familiares, orientação e encaminhamento para o acesso das demais políticas que garantam a proteção integral da criança e do adolescente. O CREAS fica situado na rua Francisco Politani, nº 215 – Jardim Santa Cruz – Iperó/SP – Telefone: (15) 3266-3619.