Home » Notícias » Palestra na Flona resgata a história do Brasil

Palestra na Flona resgata a história do Brasil

Palestra na Flona resgata a história do Brasil

“A história do Brasil passa obrigatoriamente pelo Araçoiaba [morro]. A nossa região toda tem origem araçoiabana e não sorocabana”. A afirmação foi feita pelo historiador João Barcellos durante a palestra “Ybiraçoiaba, Iperó, Estrada Geral & Rio de Janeiro – rotas do eldorado brasileiro”, realizada no Centro de Memória de Ipanema, na Floresta Nacional de Ipanema (Flona), no último sábado (27).

No encontro estiveram presentes o chefe da Flona, Rafael Costa, o coordenador do Centro de Memória de Ipanema, Luciano Regalado, o presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Fernando Landgraf, o historiador Adolfo Frioli e diversos pesquisadores da região.

De acordo com Barcellos, os portugueses já sabiam da existência do Brasil desde 1342. Após 1500, quando oficializaram a posse do território através do chamado “descobrimento”, passaram a explorar o Brasil utilizando uma rede de estradas existentes, construídas pelos nativos. A principal dessas estradas, a “Piabiyu”, foi então transformada na estrada geral da colonização.

Por uma das ramificações, ligando o sul do país ao Rio de Janeiro, passando por São Paulo, transitou toda a busca por metais preciosos nos primeiros séculos do Brasil colonial, juntamente com o tráfico de escravos e o genocídio dos povos nativos. É também nesse caminho que surgiram inúmeros pousos, currais e faxinais que mudaram a paisagem. Nesse cenário se iniciam as explorações no morro Araçoiaba ainda no século XVI, criando a primeira fundição da América, o embrião da Real Fábrica de Ferro de São João do Ipanema. E se originam também vários povoados ao redor do morro, a partir dos quais nascem cidades como Sorocaba e Iperó.

“Seja como for, o certo é que Iperó passa a ser destino e ponte de encontro, primeiro, para bandeirantes, depois, para tropeiros, em ciclos diferenciados, mas de extrema importância na continuidade mercantil e política da estrada geral que é a rota do eldorado brasileiro”, explicou Barcellos.

O historiador é também autor do livro “Iperó”, lançado em 2013. Após a palestra, que contou com a colaboração do jornalista Hugo Rodrigues, Barcellos lançou a parte 2 do volume 12 da coletânea “Debates Paralelos”.

Scroll Up