Home » Notícias » Participação de alunos iperoenses na Câmara Federal é contada em livro

Participação de alunos iperoenses na Câmara Federal é contada em livro

Participação de alunos iperoenses na Câmara Federal é contada em livro

“Educação para a Democracia: projetos inspiradores das professoras e professores do Brasil” é o livro lançado no fim de março por um grupo de professores que participaram da “Missão Pedagógica no Parlamento”, em 2017, entre os quais está a professora Yolanda Bezerra de Andrade, da Escola Municipal “Prof. Zilma Thibes Mello”, de Iperó.

O livro traz detalhes sobre a atuação dos alunos iperoenses no projeto “Câmara Mirim”, que culminou com a ida de 20 estudantes a Brasília em outubro do ano passado, com o apoio da Prefeitura de Iperó, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, que custeou as passagens aéreas, hospedagens e café da manhã. A escola “Zilma” foi a única do Estado de São Paulo a chegar à fase final do “Câmara Mirim”.

Ao todo, o livro traz 26 experiências desenvolvidas em várias localidades brasileiras. E é no capítulo “Educação cidadã: do local para o global” que a professora Yolanda conta sobre as atividades realizadas na escola “Zilma” ao longo de 2017. “Buscamos destacar o protagonismo juvenil, abordar o papel do cidadão, mostrar como funciona a democracia e a importância do voto. Fiquei muito feliz pela publicação, pois foi um aprendizado grande e, ao mesmo tempo, é uma enorme responsabilidade compartilhar essa experiência no livro, que é o guardião da memória. Espero que ultrapasse as fronteiras da nossa escola e inspire iniciativas em outras unidades também”, disse a professora.

O livro aborda ainda o entusiasmo dos estudantes que participaram ativamente das ações, com destaque para os depoimentos das alunas Karine Trindade Gimenes e Bárbara Teixeira Araújo Santos.

“Eu aprendi muita coisa, aprendi como votar. Também aprendi como valorizar as pessoas. Conhecemos a Câmara dos Deputados e vários projetos de lei das áreas da Saúde e da Educação. E somente seis escolas do Brasil foram escolhidas para se apresentar em Brasília”, escreveu Karine.

“O que dizer? Vinte alunos de uma escola pública de um bairro de população carente, através de um grande esforço da nossa professora Yolanda, tivemos a oportunidade de ir até Brasília e mostrar que, mesmo vindo de classe baixa, humilde, temos o nosso valor, temos os nossos objetivos e nossas opiniões”, escreveu Bárbara.

“Acompanhamos todo esse trabalho desenvolvido na escola ‘Zilma’ no ano passado e, junto com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, nos empenhamos e apoiamos a ida dos alunos a Brasília, onde participaram das atividades na Câmara Federal e trouxeram muito orgulho a nós iperoenses. Parabéns à escola, à professora e aos alunos por esses resultados alcançados. E o registro dessa história no livro mostra que é possível transformar sonhos em realidade quando há perseverança e dedicação”, comentou o prefeito.

O livro em formato digital está disponível em https://goo.gl/26B2Ms