Home » Destaque » Plano de desenvolvimento turístico começa a ser discutido

Plano de desenvolvimento turístico começa a ser discutido

Plano de desenvolvimento turístico começa a ser discutido

Em continuidade às ações desenvolvidas na área de turismo nos últimos anos, na tarde desta segunda (13) o prefeito encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que tem a finalidade de instituir o Plano de Desenvolvimento Turístico (PDT) do município. Se aprovado, o PDT, que foi elaborado em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba, será o instrumento que dará as diretrizes para o desenvolvimento da cidade no turismo, buscando melhorar as condições de vida da população, com inclusão social e respeito ao meio ambiente.

Iperó possui rico patrimônio histórico e cultural e o PDT permitirá a consolidação de ações e projetos para garantir o efetivo desenvolvimento turístico local, sendo que, entre os pontos de maior importância estão a agricultura orgânica e familiar, a Floresta Nacional de Ipanema e a ferrovia, onde estão inseridos os espaços da estação ferroviária e da antiga oficina de soldagem de trilhos, atualmente destinada às atividades do balonismo.

“É mais um passo importante no sentido de organizar o turismo em Iperó e desenvolver o potencial do município nesse segmento. Trabalharemos o plano com bastante foco nas atividades propostas, incluindo o balonismo, que serão encaminhadas ao  longo deste ano. O primeiro passo foi a realização do Festival de Balonismo em setembro do ano passado e agora prosseguiremos com um Encontro de Balonismo que encerrará a programação do aniversário da cidade e acontecerá no dia 2 de abril. A divulgação com mais detalhes ocorrerá nos próximos dias. Ainda neste evento será lançado o projeto a ser desenvolvido com os alunos da rede municipal de ensino em razão da contrapartida estabelecida na licitação que concedeu o uso da área à empresa do ramo do balonismo e, certamente, em setembro teremos mais uma edição do festival para colorir o céu da nossa cidade”, explicou o prefeito.

REUNIÃO COM PRODUTORES RURAIS – Ainda na tarde desta segunda (13), representantes da UFSCar se reuniram com produtores rurais de Iperó na sede da Fundação Pátria. Também estiveram presentes o vice-prefeito, vereadores e a secretária de Planejamento e Desenvolvimento.

Durante o encontro foi apresentado o plano de turismo com foco no turismo rural nos assentamentos. De acordo com a professora Cassiana Gabrielli, da UFSCar, que coordenou uma das fases de elaboração do plano em Iperó, a mobilização das pessoas e o trabalho em conjunto serão essenciais para a implementação das propostas.