Home » Destaque » Plano de turismo é desenvolvido em Iperó

Plano de turismo é desenvolvido em Iperó

Plano de turismo é desenvolvido em Iperó

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Iperó, a Floresta Nacional de Ipanema, professores e acadêmicos do curso de Turismo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – campus Sorocaba), está em construção um plano de desenvolvimento turístico para o município.

Os trabalhos começaram no início de junho, realizando um levantamento amplo das estruturas e possibilidades de desenvolvimento turístico através de um inventário produzido pela UFSCar. A finalização acontecerá no segundo semestre. No inventário constam os pontos turísticos do município, como a Floresta Nacional de Ipanema, os remanescentes ferroviários e o chamado “centro velho”, considerando o valor histórico, ambiental e arquitetônico de cada local. Também são estudadas outras possibilidades, como o turismo rural, religioso, histórico e esportivo, com enfoque na introdução do balonismo.

“Na primeira etapa fazemos o inventário turístico, que é um levantamento de tudo o que existe no município, desde questões de infraestrutura básica, até questões diretamente relacionadas ao turismo. Logo após, elaboramos uma filtragem para fazer o plano de desenvolvimento turístico”, explica Cassiana Gabrielli, professora do curso de Turismo da UFSCar.

Para o prefeito, a profissionalização das atividades turísticas no município pode trazer novos recursos, além da geração de renda. “É também uma forma de valorizar o nosso patrimônio e criar atrativos para que mais pessoas visitem Iperó anualmente”, comentou.

Scroll Up