Home » Destaque » Plano para o turismo em Iperó é apresentado na UFSCar

Plano para o turismo em Iperó é apresentado na UFSCar

Plano para o turismo em Iperó é apresentado na UFSCar

Estudantes do 3º ano do curso de Turismo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – campus Sorocaba) apresentaram na última quinta (15) o Plano de Desenvolvimento Turístico para o município de Iperó. Cerca de 30 alunos participaram da apresentação dos trabalhos, coordenados pelas professoras Beatriz Veroneze Stigliano e Cassiana Gabrielli, da disciplina de Planejamento Turístico. Representantes da Prefeitura de Iperó estiveram presentes e receberam o material que foi produzido pelos estudantes ao longo deste ano, integrando todas as disciplinas.

Através de uma parceria entre a Prefeitura e a UFSCar, o desenvolvimento do plano começou ainda no primeiro semestre e passou por três etapas: inventário, diagnóstico e desenvolvimento turístico. O inventário turístico é o levantamento de todas as estruturas e recursos disponíveis no município que possam ter relação ou uso para o turismo. O diagnóstico é a avaliação técnica dos recursos para traçar ações que levem ao desenvolvimento turístico. Já o desenvolvimento turístico está ligado à elaboração de projetos com base no inventário e no diagnóstico, visando realizar a atividade turística de forma organizada.

Foram apresentados cinco projetos para o desenvolvimento do turismo em Iperó: Sinalização turística; Revitalização das praças; CIT móvel (Centro de Informações Turísticas); Centro cultural na estação ferroviária; Projeto para os assentamentos incluindo roteiros de visitas.

A professora Cassiana Gabrielli explica que outros projetos também podem ser desenvolvidos no município. “Estamos à disposição para manter a parceria com a Prefeitura visando dar continuidade a esse trabalho, realizando novas proposições e complementações, inclusive o assessoramento na implantação dos projetos. Os alunos se envolveram bastante, pois isso gera interesse, laços e o desejo de dar o retorno às pessoas que participaram do processo. Temos desenvolvido projetos ao longo dos anos com os municípios da nossa região, somando-se a isso a lei de interesse turístico do Estado de São Paulo, que coloca o Plano de Desenvolvimento Turístico como um dos itens obrigatórios para participar da seleção dos municípios de interesse turístico”, comentou.

O prefeito destacou a importância dessa parceria. “O trabalho dos alunos do curso de Turismo da UFSCar, elaborado durante este ano, é importante pois traz muita credibilidade à nossa vocação turística. O plano nos orienta a desenvolver os projetos na cidade e buscar novas parcerias, além de nos dar condições para iniciarmos o processo visando o reconhecimento como município de interesse turístico junto ao Governo do Estado. Com isso, teremos também a possibilidade de conseguir recursos para investir diretamente nessas atividades”, ressaltou.