Home » Destaque » Polo Cultural sedia  IIª Conferência Municipal do Idoso

Polo Cultural sedia  IIª Conferência Municipal do Idoso

Polo Cultural sedia  IIª Conferência Municipal do Idoso

O Polo Cultural sediou em suas dependências a IIª Conferência Municipal do Idoso, na manhã desta sexta-feira (26), onde foram apresentadas as propostas das entidades municipais e, em seguida, votadas. As Conferências Municipais são responsáveis pelos levantamentos das demandas para que o executivo municipal, Estadual e Federal efetivem as políticas públicas voltadas à pessoa idosa, através de programas, projetos e novas legislações.

Após debater as demandas municipais entre o conselho e o executivo, pautando nos 4 eixos que envolvem: Os direitos fundamentais, a educação, o enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e implementação das políticas públicas, este ano a Conferência Municipal do Idoso enviará 12 propostas aprovadas, entre as 24 propostas levantadas pelos grupos Ceconti, Viva Melhor Idade de George Oetterer e projeto Caminhando Contra as Drogas.

Entre as propostas mais votadas para ser encaminhada ao Conselho Estadual, estão a criação de hospital exclusivo do idoso, criação da delegacia exclusiva do idoso, fortalecimento dos Conselhos do Idoso através do fornecimento do KIT Conselhos (carro, computadores, impressoras) para que o colegiado possua infraestrutura adequada de trabalho. Estas demandas serão debatidas e ajustadas em conferências próprias, encaminhadas ao poder executivo, que terão como consequência a implementação dos objetos aprovados para atendimento em todo território nacional.

“Um dos pontos que também será levado para o Conselho Estadual é a Revogação do Decreto 9.759/2019, publicado recentemente, que extingue os conselhos, colegiados e comissões, que caso extinguidos no Federal, os Estados e Municípios ficariam totalmente desamparados. Estamos em um momento que pensamos na evolução das políticas públicas voltadas ao idoso”, disse a presidente do Conselho do Idoso de Iperó, Luiza Mendes.