Home » Notícias » Prefeito de Iperó é homenageado durante evento sobre “Saneamento para Cidades Inteligentes”

Prefeito de Iperó é homenageado durante evento sobre “Saneamento para Cidades Inteligentes”

Prefeito de Iperó é homenageado durante evento sobre “Saneamento para Cidades Inteligentes”

Na última terça (25), durante o evento “Saneamento para Cidades Inteligentes – Qualidade de Vida e Sustentabilidade”, realizado em São Paulo pelo Instituto Movimento Cidades Inteligentes, o prefeito de Iperó foi homenageado pelo seu engajamento nos processos de regionalização e fortalecimento dos municípios ao seu entorno. Isso por que, atualmente, o prefeito preside o Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CERISO) e tem liderado uma série de ações à frente do órgão, com benefícios aos municípios integrantes. Também foi homenageada a secretária executiva do CERISO, Maria Otília Garcia Tomazela.

Além do CERISO, o evento da última terça (25) reuniu representantes dos consórcios municipais CIAS, CIRSOP, CONSAÚDE/CODIVAR, CONSIMARES e SOMAR para abordar a regionalização como forma de promover o saneamento básico nas cidades e apresentar projetos de gestão de resíduos e saneamento. O encontro foi dividido em painéis temáticos com debates sobre gestão de resíduos, saneamento, infraestrutura e planos regionalizados.

Outros seis encontros acontecerão nas regiões que abrangem os consórcios e terão como foco a educação ambiental, com grupos temáticos regionalizados e voltados ao saneamento básico e à gestão de resíduos.

“Foi um evento bastante positivo, principalmente pelo fato de que esse reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo em nossa atuação no CERISO, constantemente buscando soluções que colaborem com os municípios integrantes do consórcio. Atualmente está em elaboração o termo de referência para, ainda em 2018, após cumprirmos as formalidades legais, iniciarmos os trabalhos do Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Para isso assinamos um convênio com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio do FECOP, no total de R$ 1,3 milhão, com o apoio do coordenador Luigi Longo que orientou a tramitação do pleito. O CERISO também tem contado com a parceria do Instituto Cidades Inteligentes, por meio do diretor Gavroche Fukuma. Esse Plano beneficiará 26 municípios consorciados ao CERISO e estamos trabalhando em busca da adesão dos outros nove municípios que, embora pertençam à bacia hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê, ainda não integram o consórcio”, explicou o prefeito.

O Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do CERISO deve promover a integração da organização e do planejamento dos resíduos nesse território, respeitando a responsabilidade legal dos geradores dos diversos tipos de resíduos envolvidos, sem prejuízo das competências de controle e fiscalização dos órgãos federais, estaduais e municipais. O CERISO, por meio dos seus agentes, vem trabalhando em uma agenda positiva e transparente buscando atender às necessidades comuns aos municípios e, nesse contexto, ser uma ferramenta de desenvolvimento que auxilie os gestores de nossa região.

Além de Iperó, atualmente o CERISO é composto pelas cidades de Alambari, Alumínio, Araçoiaba da Serra, Bofete, Boituva, Cabreúva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Piedade,  Porangaba, Porto Feliz, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tatuí, Tietê, Vargem Grande Paulista e Votorantim.