Home » Destaque » Prefeito de Iperó é reeleito presidente do CERISO

Prefeito de Iperó é reeleito presidente do CERISO

Prefeito de Iperó é reeleito presidente do CERISO

Foi realizada em Iperó, na última terça (14), a eleição da nova diretoria do Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CERISO). O encontro aconteceu na sede da Fundação Pátria, reunindo representantes de 21 municípios, sendo 17 aptos para a votação, o maior quorum desde 2001. O prefeito de Iperó, que assumiu a presidência do consórcio interinamente no início de janeiro, foi reeleito para os próximos dois anos.

Também estiveram presentes o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), Wendell Rodrigues, o secretário executivo do CBH-SMT, Rafael Dal Medico Neto, os representantes da Fundação Agência de Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (FABH-SMT), James Martins e Leonardo Rafael, e o secretário executivo do CERISO, Osmar Borzacchini.

Durante o encontro, Wendell Rodrigues, do CBH-SMT, explicou sobre o comitê, a gestão dos recursos hídricos e a legislação relacionada ao uso da água. James Martins, da FABH-SMT, destacou que é preciso atuar para que os recursos cheguem efetivamente aos municípios e, segundo ele, fortalecer o CERISO é o caminho para que os municípios também se fortaleçam. Osmar Borzacchini, do CERISO, disse que o consórcio nasceu da preocupação com o uso da água na região, ressaltou a importância do desenvolvimento de projetos regionais e explicou sobre o processo eleitoral da entidade.

A nova diretoria do CERISO ficou composta da seguinte forma:

Presidente: prefeito de Iperó

Primeiro vice-presidente: Dirlei Salas Ortega, prefeito de Araçoiaba da Serra

Segundo vice-presidente: Péricles Gonçalves, prefeito de Capela do Alto, que será responsável pela área de captação de recursos e gerenciamento de recursos financeiros

Terceiro vice-presidente: Fernando Lopes da Silva, prefeito de Boituva, que será o responsável pelo controle de obras, projetos e convênios

Quarto vice-presidente: Aldomir José Sanson, prefeito de Cerquilho, que será o responsável pelos assuntos intermunicipais e relacionamento com o CBH-SMT

Aldomir José Sanson, de Cerquilho, falou sobre a importância de trabalhar com foco na superação das dificuldades. “Agradeço a oportunidade. Precisamos nos unir e nos ajudar em prol de todos os municípios”. Maria Nasaré da Guia Azevedo, vice-prefeita de Boituva, representando o prefeito, comentou que é a primeira vez que o município assume um cargo no CERISO. “Vamos nos dedicar bastante junto aos demais integrantes”, disse.

José Antonio Knittel, representando o prefeito de Capela do Alto, também agradeceu a oportunidade de integrar a diretoria. “Vamos colaborar em tudo o que for possível junto aos demais”. Já Dirlei Salas Ortega, de Araçoiaba da Serra, destacou a necessidade da participação de todos. “Agradeço a confiança e estamos à disposição para trabalhar junto aos municípios que integram o CERISO”, comentou.

O prefeito de Iperó, reeleito presidente, explicou que durante o período à frente do CERISO de forma interina, a equipe procurou resolver todas as demandas apresentadas, principalmente relacionadas aos projetos em andamento. “Tivemos nesta eleição o maior quorum dos últimos 16 anos e isso mostra a preocupação dos municípios, cada vez maior, na busca de soluções para as suas necessidades. Vamos buscar novas parcerias, inclusive fortalecendo o nosso relacionamento com o governo do Estado, e precisamos estar unidos. Agradeço a confiança e continuaremos trabalhando firmes, sempre com responsabilidade. A população espera muito de nós, prefeitos, e reforçaremos a atuação conjunta entre os municípios”, finalizou.

Entre as primeiras medidas da nova diretoria está o incentivo para que os 35 municípios da bacia dos rios Sorocaba e médio Tietê integrem o CERISO, que foi criado em novembro de 1990 e tem o objetivo principal de promover a atuação integrada na gestão dos recursos hídricos, viabilizando os projetos financiados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

É formado por 26 municípios atualmente. Além de Iperó, é composto pelas cidades de Alambari, Alumínio, Araçoiaba da Serra, Bofete, Boituva, Cabreúva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Piedade,  Porangaba, Porto Feliz, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tatuí, Tietê, Vargem Grande Paulista e Votorantim.