Home » Notícias » Prefeitura adquire novo aparelho de ultrassonografia

Prefeitura adquire novo aparelho de ultrassonografia

Prefeitura adquire novo aparelho de ultrassonografia

A Prefeitura homologou, na semana passada, um processo de licitação para a compra de um aparelho de ultrassonografia digital, a fim de sofisticar exames na rede de saúde pública do município. A compra foi realizada através de emenda enviada pelo Deputado Estadual, Ricardo Madalena, no valor de 200 mil reais.

O valor inicial do aparelho era de 215 mil reais, porém, no final do processo, a empresa vencedora da licitação disponibilizou o produto no valor exato da emenda recebida pelo município. Sendo assim, Iperó adquiriu o Aplio 300 — sistema de ultrassonografia totalmente digital e de alta resolução.

O aparelho traz a possibilidade de realizar exames de medicina interna abdominal, renal, ginecológica, obstétrica, vascular, entre diversos outros tipos. Dessa forma, essa aquisição trará uma maior comodidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), já que, com o aparelho, mais exames poderão ser realizados no próprio município, sem a necessidade do paciente se deslocar a uma cidade vizinha para receber o atendimento. A Secretaria de Saúde prevê uma média de 400 exames por mês.

O prefeito municipal explica os benefícios advindos com essa nova aquisição, “Realizamos a compra do novo aparelho visando o bem-estar de todos que integram a rede pública de saúde. Os exames terão mais qualidade, acompanhando a modernidade nos equipamentos de saúde; e como serão realizados no P.A. do município, a localidade também é mais um ponto positivo para a população”. O Pronto Atendimento, que está em obras, terá uma sala específica para o equipamento, além disso, o município prepara a contratação de um especialista para a realização dos exames.

“Por todos os benefícios que serão trazidos pelo equipamento, agradecemos muito ao Deputado Ricardo Madalena, que possibilitou a aquisição do aparelho e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para os iperoenses”, agradeceu o prefeito.

Reforma e ampliação do Pronto Atendimento

A reforma e ampliação do P.A., iniciada em julho de 2018 e, agora, caminhando para a reta final das obras, antecede um alto projeto de arquitetura e melhorias que será realizado no local. Além da sala específica para os exames de ultrassonografia com o novo equipamento e da sala específica para raio x (atualmente os exames desse tipo são realizados no Hospital São Luiz, em Boituva, em razão da indisponibilidade provocada pela reforma do PA), ampliação de leitos de emergência (com equipamentos adquiridos por recurso do Ministério da Saúde, através da equipe de convênios), o projeto ainda prevê salas climatizadas e outras melhorias em todo mobiliário para o atendimento da população.

Em fase final de elaboração, o projeto de melhorias das acomodações e investimentos tem o valor estimado em 300 mil reais, até o momento. Dessa forma, para o custeio, o município já conseguiu a quantia de 100 mil via Ministério da Saúde, específico para as melhorias; além disso, 150 mil serão utilizados dos valores devolvidos ao município pela Câmara Municipal de Iperó; e, para integrar o valor do projeto, cerca de 50 mil reais serão de contrapartida da Prefeitura.

Ainda sobre os avanços na saúde, sem prejuízo, o projeto de convênio para o Hospital HLD, entre Prefeitura e Marinha do Brasil, continua em andamento para as aprovações necessárias. A fim de comprovar as especificidades propostas pela Advocacia-Geral da União (AGU), o projeto será levado para nova análise do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), visando o processo de ativação do Hospital.

“Estamos felizes com esses projetos e ansiosos para que sejam concluídos e, assim, possam beneficiar toda a população de Iperó. O progresso na área da saúde é uma responsabilidade muito importante e estamos trabalhando cada vez mais para atingi-lo da melhor forma possível, sempre tendo em vista o bem-estar dos iperoenses e a evolução do município”, conclui o prefeito.