Home » Destaque » Prefeitura consegue liminar para a limpeza do pátio ferroviário

Prefeitura consegue liminar para a limpeza do pátio ferroviário

Prefeitura consegue liminar para a limpeza do pátio ferroviário

A juíza Liliana Regina de Araujo Heidorn Abdala, da 1ª Vara da Comarca de Boituva, concedeu liminar à Prefeitura de Iperó no último dia 20, para que a empresa Rumo/ALL, responsável pelo trecho da ferrovia que corta o município, efetue a limpeza e roçagem do pátio ferroviário. Caso não acate a decisão, poderá ser autorizada a execução dos serviços pela municipalidade e o ressarcimento dos custos pela concessionária.

De acordo com a decisão judicial, desde meados do ano passado a Rumo/ALL não realiza a limpeza da área. A falta de roçagem acarretou o aumento do descarte irregular de resíduos, insegurança dos moradores com a altura do mato e a proliferação de animais peçonhentos.

A população que atravessa o local diariamente, entre o Novo Horizonte, a Vila Santo Antonio e o centro da cidade, tem enfrentado dificuldades devido a essa situação. Toda a área está sob a responsabilidade da Rumo/ALL.

No início de 2016, uma reunião entre representantes da empresa e da Prefeitura definiu um cronograma de limpeza do pátio, destacando a importância de se manter a área limpa devido ao trânsito de munícipes. A última limpeza realizada pela Rumo/ALL ocorreu em maio do ano passado e, desde então, a Prefeitura encaminhou diversas notificações à empresa, que não tiveram resposta ou ação para resolver a situação.

“Temos nos empenhado para recuperar o complexo ferroviário e é inadmissível que a empresa concessionária da ferrovia não execute os serviços de limpeza do pátio. Sempre cobramos a execução desses serviços e não vamos abrir mão disso, pois está diretamente ligado à segurança dos munícipes. O compromisso da Rumo/ALL quanto à limpeza da área vem sendo descumprido desde meados do ano passado. Enviamos notificações e não eles não tomaram providências. Por isso, não tivemos outra saída, a não ser pelas vias judiciais. Esperamos que dessa vez executem os serviços e mantenham limpo”, comentou o prefeito.

OFICINA DE SOLDAGEM – na área da antiga oficina de soldagem de trilhos, que foi concedida para as atividades do balonismo, a manutenção continua sob a responsabilidade da Prefeitura. Com o término do período das chuvas, a administração já está preparando a limpeza geral do terreno, que será iniciada nas próximas semanas.