Home » Destaque » Prefeitura dá andamento às obras da UBS Vileta

Prefeitura dá andamento às obras da UBS Vileta

Prefeitura dá andamento às obras da UBS Vileta

Desde o último dia 6, a Prefeitura de Iperó retomou as obras da unidade básica de Saúde (UBS) no bairro Campos Vileta, região de George Oetterer. As construções se encontram em fase de acabamento, com cerca de 95% concluídos, mas devido a problemas relacionados ao convênio responsável pela obra, houve a necessidade de realizar atualizações, o que levou à paralisação em dezembro de 2016 e à nova alteração no cronograma previsto. O prosseguimento da obra é de responsabilidade da empresa DCA Engenharia, que já vinha executando os serviços anteriormente. A previsão da empresa é que os trabalhos estejam concluídos em 75 dias.

A construção da UBS é uma melhoria esperada há anos pelos moradores do Vileta e entorno e permitirá que a população tenha acesso aos serviços de saúde em local mais próximo de suas residências, garantindo melhor atendimento e mais comodidade. A UBS faz parte dos investimentos de reurbanização e implantação de infraestrutura no bairro, processo que beneficiou diretamente cerca de 900 famílias, com valor aproximado de investimentos de R$ 10 milhões.

A nova unidade terá capacidade para atender até 270 pessoas por dia nas áreas de clínicas básicas – clínica geral, pediatria, ginecologia, odontologia –, disponibilizando procedimentos de vacinação, curativos, retirada de pontos, verificação de pressão arterial e glicemia capilar, mensuração de peso e estatura, administração de medicamentos, coleta de Papanicolau, coleta de exames laboratoriais e procedimentos odontológicos. Terá também uma equipe multidisciplinar e assistente social para realizar atendimentos domiciliares.

Enquanto aguardam a finalização da nova UBS, os moradores não têm prejuízo, pois o funcionamento da UBS de George Oetterer segue normalmente, inclusive com o horário estendido para ampliar o atendimento.

“Apesar de todos os problemas que enfrentamos, não abrimos mão de finalizar a construção da unidade e seguimos na direção contrária de muitos municípios que estão fechando serviços de Saúde por causa da crise financeira. Sabemos da importância da nova UBS, pois ela permitirá uma melhora significativa para o bairro ainda em 2017. E o nosso compromisso é entregar, além do prédio, toda a estrutura de funcionamento com médicos e equipamentos. A prioridade da nossa administração é cuidar da saúde dos iperoenses e garantir mais qualidade de vida”, explicou o prefeito.