Home » Notícias » Prefeitura de Iperó assina acordo com ALL e obtém vários benefícios para a cidade

Prefeitura de Iperó assina acordo com ALL e obtém vários benefícios para a cidade

Prefeitura de Iperó assina acordo com ALL e obtém vários benefícios para a cidade

A Prefeitura de Iperó assinou, na semana passada, um acordo com a América Latina Logística (ALL), firmado pelo representante da empresa, Emanoel Tavares Costa Júnior. Entre os benefícios do acordo para os iperoenses, estão a ampliação da passagem superior (ponte seca) que liga os bairros Novo Horizonte e Vila Santo Antonio, a construção de uma passarela de pedestres no pátio da estação e a retirada dos vagões inservíveis que estão em George Oetterer. “Isso sem contar com os vagões do pátio da estação que já foram retirados”, lembra o prefeito.
O prefeito diz que, com o acordo, a ALL vai pedir ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a devolução da área da antiga oficina de solda de trilhos – que tem cerca de 60 mil metros quadrados – e, conseguindo, recuperar o imóvel e transferi-lo ao Município. Outra medida, enfatiza, é a retirada dos trilhos da parte do trecho ferroviário não utilizado atualmente, correspondente à extensão da estação, para dar acesso desta à oficina. Segundo o prefeito, a ALL ainda fará gestões junto ao Dnit, para que este providencie a construção de um viaduto interligando o Novo Horizonte e a Vila Santo Antonio e seu entorno com a área central da cidade.

Histórico

O acordo da Prefeitura com a ALL põe fim a um problema que se arrastava há tempos, cerca de vinte anos, para que se chegasse a uma solução sobre a questão dos vagões abandonados e inservíveis da estação de Iperó. A situação vinha trazendo transtornos para a população, principalmente dos bairros Santo Antonio e Novo Horizonte, que usam o local como acesso ao centro e vice-versa.

“Todas as ações e medidas que a Prefeitura tomou objetivaram obter benefícios para a população e sempre estivemos abertos ao diálogo e à assinatura de um acordo com a empresa, o que, final e felizmente, fizemos agora. Mais do que simplesmente livrar a população de vários problemas, conseguimos, com o acordo, vários benefícios para o Novo Horizonte e Vila Santo Antonio. A região de George Oetterer também terá uma grande melhoria, que é a retirada dos vagões hoje lá existentes, que também causam os mesmos problemas que geravam nos outros dois bairros”, afirma o prefeito.

Com a incorporação futura da área da antiga oficina de solda pela Prefeitura e a retirada total dos vagões e de trilhos do trecho da linha férrea não utilizado, no pátio da estação, os iperoenses podem ganhar novos e grandes espaços de uso comunitário para lazer e convívio social. Com concordância do Dnit, a oficina deverá ser recuperada pela ALL e lá, de acordo com a Prefeitura, poderão ser desenvolvidas muitas atividades. Também o pátio da estação, com uma urbanização, pode se transformar num dos principais centros de lazer e eventos de Iperó, que é o que a Prefeitura pretende fazer.