Home » Destaque » Prefeitura e Sabesp se reúnem com moradores do Jardim Alvorada para tratar sobre o abastecimento de água

Prefeitura e Sabesp se reúnem com moradores do Jardim Alvorada para tratar sobre o abastecimento de água

Prefeitura e Sabesp se reúnem com moradores do Jardim Alvorada para tratar sobre o abastecimento de água

A Prefeitura de Iperó e a Sabesp, empresa responsável pelo saneamento no município, se reuniram com uma comissão de moradores do Jardim Alvorada na manhã desta sexta (15), no paço municipal. O tema do encontro foi o abastecimento de água no bairro. Estiveram presentes o prefeito, os secretários de Governo, de Planejamento e Desenvolvimento, e de Transportes e Serviços Municipais, além dos representantes da Sabesp, Sandro Henrique Brambila Ramos, Luís Carlos Oliveira Rosa, Marcelo Franco e Jorge Antunes.

Atualmente as residências no bairro são abastecidas por meio do caminhão pipa, com atendimento realizado pela Prefeitura de Iperó. São cerca de 200 casas atendidas e, de acordo com o secretário de Transportes e Serviços Municipais, será feito um ajuste entre a Prefeitura e a Sabesp para abastecer o caminhão em George Oetterer, o que permitirá melhorar a forma de distribuição da água no bairro. “Com isso, poderemos iniciar o fornecimento de 1000 litros por residência, ao invés dos 500 litros que fornecemos hoje. Faremos o abastecimento do caminhão em local mais próximo do bairro, o que permitirá essa ampliação da nossa atuação”, explicou.

Durante a reunião, Sandro Ramos, da Sabesp, disse que entre as prioridades da empresa após assumir o saneamento no município, está o abastecimento na região de George Oetterer. “Já levamos diversas melhorias para George Oetterer e Vileta. O cronograma relacionado às obras no Jardim Alvorada está sendo protocolado hoje pela Prefeitura e será protocolado também na Câmara Municipal. Nossa expectativa é que até maio de 2019 o bairro seja atendido pela rede de água. Estamos à disposição para manter essa proximidade com os moradores sobre o andamento dos trabalhos”, falou.

Também foi apresentado à comissão de moradores o projeto da rede de abastecimento, que será composto por uma adutora com início no Centro de Reservação do Ipatinga. Já no Jardim Alvorada, serão cerca de cinco quilômetros de tubulações para a distribuição da água em todas as casas. O próximo passo, de acordo com o cronograma apresentado, será o processo licitatório, que deverá ocorrer no próximo semestre, para a escolha da empresa que realizará as obras.

Segundo Viviane Alves de Castro, moradora do Jardim Alvorada, a maior necessidade hoje é a água. “O bairro melhorou nos últimos anos, mas precisa de muitas coisas ainda. Tudo o que conversamos aqui, levaremos aos demais moradores também. Precisávamos de uma resposta da Sabesp e da Prefeitura. Agora, com essas informações, queremos ver as obras e acompanhar de perto”, comentou.

De acordo com o prefeito, os trabalhos realizados e em andamento após a Sabesp assumir os serviços de saneamento em Iperó, a partir de maio de 2016, têm foco em melhorias para a população. “Tivemos algumas dificuldades para a assinatura do contrato com a Sabesp, mas desde que a empresa assumiu temos buscado a resolução de problemas, principalmente os críticos, que têm urgência. Na região de George Oetterer foram feitas diversas benfeitorias que refletiram na ampliação do abastecimento de água, incluindo o bairro Vileta. Também foi possível melhorar os serviços na região central da cidade. Agora, o próximo passo é o Jardim Alvorada, onde, além da questão da água, estamos trabalhando para a regularização dos imóveis”, destacou.

O prefeito também ressaltou a parceria com a Câmara Municipal, que sempre trabalhou de forma conjunta com a Prefeitura e a Sabesp nas questões relacionadas ao município, incluindo a demanda do Jardim Alvorada. “Esse bom relacionamento nos últimos anos tem permitido desenvolver vários trabalhos em benefício de todos os iperoenses”, finalizou.