Home » Destaque » Prefeitura e Sebrae assinam convênio voltado à Educação

Prefeitura e Sebrae assinam convênio voltado à Educação

Prefeitura e Sebrae assinam convênio voltado à Educação

Na última sexta (18), o prefeito de Iperó assinou um convênio com o Sebrae/SP para implantar o programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP) no município. A assinatura ocorreu na sede da Fundação Pátria, em Iperó, e contou com a presença da secretária de Educação, Cultura e Esportes, da gestora do Sebrae/SP, Daniela Abdala, do gerente da unidade de Sorocaba do Sebrae/SP, Alexandre Martins, da instrutora da área de “Cultura Empreendedora” do Sebrae/SP, Isabel Janaína Soares, além de professores e gestores da rede municipal. Iperó é o quinto município da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) a participar do programa.

O JEPP atenderá inicialmente 897 alunos dos segundos e quartos anos das escolas “Dona Elisa Moreira dos Santos”, “Dona Isaura Jamas Fogaça”, “Dona Gláucia Aparecida Andrade Nogueira”, “Prof. Pedrina de Campos Pedrozo Rosa”, “Prof. Roque Ayres de Oliveira”, “Francisco Adolfo de Varnhagen”, “Dra. Neide Fogaça de Lima” e “Dona Cecy Monteiro Oetterer”. Para implementar o programa serão qualificados 39 professores e coordenadores, num treinamento que acontecerá até o próximo dia 25.

O programa tem o objetivo de implantar a cultura empreendedora nas instituições de Ensino Fundamental, fazendo com que a Educação atue como transformadora dos alunos e os incentive a desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores. Para isso, apresenta práticas de aprendizagem que valorizam a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários à gestão da própria vida. A Prefeitura não terá custos com a aquisição de material didático para os professores e alunos, pois serão distribuídos gratuitamente pelo Sebrae/SP.

Alexandre Martins explica que atualmente 51% das empresas brasileiras são microempreendedores individuais. “Estamos caminhando para que a maior parte da população brasileira esteja na faixa ‘economicamente ativa’, com idade entre 14 e 65 anos, até 2022. Nessa realidade futura também não haverá emprego para todos. Por isso, o empreendedorismo é um caminho importante a ser seguido. Esse programa aqui no município só é possível graças à parceria com a Prefeitura, que tem dado todo o apoio. O Sebrae/SP transfere o conhecimento para os professores, para que eles conheçam a metodologia e recebam o material que será utilizado. Terminada a capacitação, daremos início à implementação do programa”, disse.

Para a secretária de Educação, Cultura e Esportes, a importância do JEPP está em sua característica de trazer, de forma conjunta, informação, conhecimento e desenvolvimento para os jovens. “O empreendedorismo na escola representa uma grande vantagem para a Educação. Vamos começar gradativamente em Iperó, mas esperamos expandir para toda a rede futuramente”, comentou.

“A Educação empreendedora pode transformar os jovens. Iperó sai na frente e novamente se destaca na RMS com essa parceria. Com isso, hoje iniciamos a capacitação dos nossos profissionais, que em breve estarão desenvolvendo as atividades com os alunos. São esses jovens que daqui a alguns anos assumirão posições de liderança na cidade, gerando riquezas, contribuindo para o desenvolvimento e ajudando a melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou o prefeito.