Home » Notícias » Prefeitura firma convênio para implantar Praça de Exercícios do Idoso em George Oetterer

Prefeitura firma convênio para implantar Praça de Exercícios do Idoso em George Oetterer

Prefeitura firma convênio para implantar Praça de Exercícios do Idoso em George Oetterer

O bairro de George Oetterer, em Iperó, vai ganhar uma Praça de Exercícios do Idoso. Convênio nesse sentido foi assinado na segunda-feira, dia 24, entre a Prefeitura de Iperó e o Governo do Estado, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O convênio foi assinado pelo prefeito e pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do município. A Praça será construída numa área localizada ao lado da Escola Marinheiro Mariz e Barros e tem valor estimado em R$ 102 mil. George Oetterer tem uma população estimada em 7 mil moradores, cerca de 5% dela com idade superior a 60 anos.

Depois de pronto, o novo equipamento irá beneficiar diretamente cerca de trezentos idosos residentes no bairro. Implantada a partir de um projeto doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado pelo pesquisador Egídio Lima Dórea, a Praça de Exercícios do Idoso surgiu com a proposta inicial de prevenir quedas entre os idosos. Isso seria possível, com a oferta de locais adequados e especialmente projetados para a prática de exercícios físicos por pessoas de idade mais avançada. Estudos revelam que a queda representa a principal causa de morte por acidente na população idosa do país. A prática regular de exercícios físicos em equipamentos específicos melhora o equilíbrio, fortalece a musculatura e aumenta a flexibilidade muscular dos idosos.

Em George Oetterer, as atividades dos membros do Grupo Viva a Melhor Idade na Praça de Exercícios do Idoso serão desenvolvidas sob a orientação de uma professora de educação física. A profissional será disponibilizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Iperó, que também ficará responsável pela manutenção periódica dos equipamentos instalados no local.

A Praça de Exercícios do Idoso é composta de estações com placas autoexplicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção. São elas: Estação Barras Paralelas – facilita a marca e melhora o equilíbrio; Estação Senta-Levanta – para o fortalecimento de membros inferiores e facilitação de deslocamentos; Estação Rampa-Escada – aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento; Estação Ergometria – que melhora/mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas; Estação Placa Giratória – que melhora/mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço; e Estação Escada para Dedos – que melhora/mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço.