Home » Destaque » Prefeitura realiza Conferência da Saúde das Mulheres

Prefeitura realiza Conferência da Saúde das Mulheres

Prefeitura realiza Conferência da Saúde das Mulheres

Na manhã da última segunda (27), a Prefeitura de Iperó realizou em George Oetterer a 1ª Conferência Municipal da Saúde das Mulheres, seguindo a convocação do Conselho Nacional de Saúde. Organizado pela Secretaria de Saúde, o encontro teve o apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS). Cerca de 90 pessoas participaram, entre profissionais das secretarias de Educação, Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social, representantes de entidades do município e integrantes do projeto “Viva Melhor Idade”, que desenvolve atividades no bairro.

A secretária de Saúde e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Susilei Pizzo, fizeram a abertura do encontro, que em seguida teve uma apresentação da cantora Damaris Viana com a música “Aos olhos do Pai”.

Rozaura Rigotti Ivo e Paloma Contensini, assistentes sociais do município, apresentaram uma palestra com o tema “Violência contra a mulher”, onde mostraram o papel da mulher na sociedade, mulheres que se destacaram na história, dados referentes à violência contra a mulher e à saúde da mulher, a Lei Maria da Penha e a importância das políticas públicas. Também foi explicado sobre o PAISM (Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher) do Ministério da Saúde.

“A Conferencia é o momento da participação da comunidade na elaboração de propostas de políticas públicas. Aproveitamos o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher para discutir essas propostas referentes à saúde da mulher e buscar a efetivação das ações no município. E um dos problemas de saúde pública, que é a violência contra a mulher, foi o tema principal nessa Conferência”, comentou Rozaura Ivo.

Durante a Conferência foram montados grupos de debates que elaboraram propostas de ações seguindo quatro eixos principais: o papel do Estado no desenvolvimento socieconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres e as Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social.

De acordo com a secretaria de Saúde, foi um passo muito importante para o município. “Há 30 anos aconteceu a primeira Conferência Nacional. Hoje, em Iperó, nossa Conferência abordou a questão da violência contra as mulheres, com diversos temas colocados em debate nos grupos. Foi o início dos trabalhos para fazer o levantamento da realidade local. E além da implementação no município, vamos agora encaminhar as propostas dos grupos para a Conferência Macrorregional que acontecerá em breve”, explicou.

Scroll Up