Home » Notícias » Prefeitura trabalha na reestruturação da Guarda Civil Municipal

Prefeitura trabalha na reestruturação da Guarda Civil Municipal

Prefeitura trabalha na reestruturação da Guarda Civil Municipal

O Prefeito de Iperó está trabalhando na reestruturação da Guarda Civil Municipal. O objetivo é melhorar ainda mais os serviços prestados pela corporação à toda população iperoense. O trabalho vem sendo desenvolvido por meio da Secretaria de Governo, a quem a GCM está vinculada, e consiste no aumento do efetivo, com a contratação de seis novos GMs, além da realização de cursos de formação e de aperfeiçoamento do contingente, entre outros.

Com duração de três meses, o curso para a formação de novos GCMs para o município é ministrado por dezesseis instrutores da Coordenação de Ensino da Guarda Civil Municipal de Sorocaba, formado por delegados de polícia, juízes, promotores entre outros profissionais ligados à área da segurança pública. O conteúdo curricular do curso de formação dos novos Guardas Municipais obedece ao que está previsto no que é chamado de Matriz Curricular Nacional para a Formação de Profissionais de Segurança Pública, definida pelo Ministério da Justiça.

Ao longo do curso, os alunos recebem orientações sobre temas como “Análise e discussão crítica nas relações humanas”, “Preservação ambiental”, “Regulamento disciplinar e Legislação”, “Orientação para o relacionamento com a mídia”, Telecomunicações e os serviços de utilidade pública”, “Ordenamento de trânsito”, “Gestão integrada de segurança”, “gerenciamento da informação e intervenção”, “Prevenção e combate a incêndio”, “Gestão de crise no ambiente escolar”, “Uso legal e progressivo da força”, “Técnicas e procedimentos na fiscalização de posturas e utilização democrática do espaço público”, entre outros.

Os alunos do curso de formação de GCM participam ainda de aulas de educação física, primeiros-socorros, defesa pessoal, armamento e tiro entre outras, necessárias à formação do agente que vai atuar diretamente com a população. Ele são submetidos também a estágios supervisionados, com o objetivo de integrar os novos GCMs com a comunidade, exercitando, na rua, o conteúdo aprendido em sala de aula.

Ação na prevenção

O trabalho desenvolvido atualmente pela Guarda Civil Municipal de Iperó tem foco na prevenção, dando apoio direto aos diversos setores e autarquias do município, assim como às demais forças policiais, do Judiciário e aos próprios munícipes. Para tanto, a corporação conta com recursos tecnológicos – como o sistema de videomonitoramento existente no município – e outras ferramentas disponibilizadas pelo Ministério da Justiça às GMs. Em Iperó, os Guardas Municipais realizam ainda os cursos de reciclagem disponibilizados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, num total de 80 anos anuais.

Com o aumento do efetivo da Guarda Municipal de Iperó, após a incorporação dos seis novos membros, a Prefeitura estuda a viabilidade de implantação de novas técnicas, como o Policiamento Comunitário e o Policiamento Orientado para o Problema. A proposta é estreitar os laços com a comunidade, de modo a que todos desenvolvam ações integradas na identificação e solução dos problemas. A GCM de Iperó também tem outros projetos de aproximação com a comunidade escolar, numa ação integrada entre poder público, escola e comunidade.

Scroll Up