Home » Notícias » Prevenção do câncer de próstata é tema de palestra

Prevenção do câncer de próstata é tema de palestra

Prevenção do câncer de próstata é tema de palestra

Cerca de 40 pessoas participaram da palestra sobre prevenção do câncer de próstata, realizada na última segunda (28) no Centro de Especialidades. A apresentação foi feita pelo urologista Pedro Henrique Serafim, que abordou várias questões relativas à saúde do homem, integrando as atividades da campanha “Novembro Azul” realizada pela Secretaria de Saúde de Iperó.

Em linguagem simples, o médico destacou a importância dos exames de prevenção e passou diversas orientações ao público masculino. “No caso da próstata, há necessidade de fazer sempre os dois exames: PSA e toque. O toque ainda é um tabu para muitos homens, mas é preciso superar essa questão. É esse exame que permite ao médico identificar eventuais alterações na próstata. Quanto mais cedo descobrir a doença, melhor”, explicou.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e neste ano devem ser registrados mais de 61 mil novos casos da doença no país, de acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida. Anualmente são mais de 13 mil mortes, sendo uma a cada 40 minutos. Por isso a prevenção é muito importante.

Campanha “Fique Sabendo” – ainda falando em prevenção, na última sexta (25) a Vigilância Epidemiológica promoveu um “pedágio” no semáforo e proximidades do terminal rodoviário, que teve a distribuição de kits com preservativos e orientações à população para a participação na campanha “Fique Sabendo”. Visando a prevenção de DSTs, as unidades básicas de saúde (UBS) estão realizando testes rápidos para HIV/AIDS e Sífilis. Esses testes contemplam também as Hepatites B e C. Entre os dias 25 de novembro e 1 de dezembro, “Dia D” da campanha “Fique Sabendo”, serão intensificados os exames. Veja o cronograma das próximas unidades que realizarão a campanha e participe:

29/11 – 8h às 20h: UBS Jardim Vitorino;

30/11 – 8h às 20h: UBS III (Centro);

01/12 – 8h às 20h: UBS George Oetterer

 

Palestra sobre prevenção do câncer de próstata reuniu cerca de 40 pessoas

Palestra sobre prevenção do câncer de próstata reuniu cerca de 40 pessoas

 

Pedágio da campanha "Fique Sabendo" realizou a distribuição de kits e orientações à população

Pedágio da campanha “Fique Sabendo” realizou a distribuição de kits e orientações à população

Scroll Up