Home » Notícias » Professora de Iperó participa de encontro em Brasília

Professora de Iperó participa de encontro em Brasília

Professora de Iperó participa de encontro em Brasília

Entre os dias 26 e 30 de junho, a professora Yolanda Bezerra de Andrade, da Escola Municipal “Prof. Zilma Thibes Mello”, participou do módulo “Missão Pedagógica no Parlamento”, em Brasília. Essa foi uma das etapas do projeto “Câmara Mirim”, de iniciativa da Câmara dos Deputados, que anualmente realiza uma simulação do processo legislativo.

Professora de Geografia, Yolanda está envolvida com o “Câmara Mirim” desde o início do ano, quando se inscreveu e respondeu a uma série de questões no site oficial. Entre professores de todo o Brasil, ela foi uma das 10 selecionadas para participar de um curso online e, entre as seis melhores notas do curso, ela também foi selecionada para a visita a Brasília. Do Estado de São Paulo, somente ela e uma professora do Colégio Objetivo de Sorocaba se classificaram.

Foram cinco dias intensos em Brasília, onde conheceram o cotidiano da Câmara dos Deputados, participaram de palestras, aulas, debates e visita às comissões. Também conheceram o Senado e os principais pontos da capital brasileira. “Foi um aprendizado muito grande. Por mais que a gente assista pela TV, estar lá é completamente diferente. Foi uma oportunidade ímpar. Agora posso multiplicar essa experiência e conhecimento com os alunos”, comentou a professora.

Yolanda conta que fez a inscrição, pois são temas normalmente trabalhados em sala de aula com os nonos anos, como o Executivo, o Legislativo, o Judiciário, a Constituição, o Estado e as formas de governo. “Não pensei que seria selecionada, pois eram inscrições de todo o país. Iniciamos com a abordagem da cidadania e partimos do tema bullying, mostrando que a cidadania está presente no dia-a-dia de todos, assim como a política”, disse.

Entre as etapas do “Câmara Mirim”, na escola foram realizados vários debates. Os alunos foram receptivos e se engajaram bastante, apresentando os problemas da unidade, do bairro, da cidade, do Estado, do país e do mundo, além de propostas de soluções. As atividades também possibilitaram desenvolver o tema “Democracia”.

Em junho os alunos estudaram sobre os projetos de lei, pois cada escola selecionada deveria enviar ao menos um projeto à Câmara dos Deputados. O projeto de lei encaminhado pela Escola Municipal “Prof. Zilma Thibes Mello” foi sobre a inclusão do ensino da Astronomia no currículo escolar como disciplina eletiva. A aluna Evelyn Faria foi a idealizadora. Os três melhores projetos em nível nacional serão escolhidos no fim de agosto e trabalhados pelos alunos no decorrer de setembro.

Os autores das três melhores propostas serão convidados para defendê-las na Câmara dos Deputados nos dias 19 e 20 de outubro. Nesses dias os professores poderão estar acompanhados por até 30 alunos, para colocarem em prática o “Câmara Mirim”. Os estudantes farão o papel dos deputados e votarão pela aprovação ou reprovação dos projetos.

“Parabéns à professora pelo empenho e dedicação. Parabéns aos alunos e toda a equipe da escola pelo envolvimento nas atividades. Certamente essa experiência servirá como exemplo para que tenhamos outras iniciativas assim no município, levando o nome de Iperó para o Brasil”, destacou o prefeito.

Professora Yolanda Bezerra de Andrade, da Escola Municipal “Prof. Zilma Thibes Mello”, é a primeira à direita