Home » Destaque » Profissionais da Educação participam da Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação participam da Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação participam da Jornada Pedagógica

Mais de 300 profissionais, entre professores, gestores e funcionários da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SECE), participaram da Jornada Pedagógica realizada nesta quinta (19) no Polo Cultural. Com o tema “Educação: novos tempos, novos desafios” o evento teve ainda a presença do vice-prefeito, secretários municipais e do presidente do Conselho Municipal de Educação, Alexandre Tardelli.

A Banda Marcial de Iperó se apresentou durante a abertura da Jornada Pedagógica e foi bastante aplaudida, com destaque para o repertório formado por diversos estilos musicais. Todos os participantes da Jornada tiveram a oportunidade de contribuir para a criação de uma obra de “string art” que usou como referência o mapa do município de Iperó. “String art” é uma técnica artesanal para criar objetos por meio do uso de pregos e linhas entrelaçadas, que ajudam a formar figuras geométricas e desenhos.

Além das atrações culturais, os profissionais da Educação assistiram à palestra “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a formação de professores: um processo que precisa ser conversado”, ministrada pelo professor Diego Moreira. Também houve uma apresentação sobre o Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), ministrada pelas professoras Vera Lúcia Kepler, Ivani Silva Rodrigues dos Santos, Sueli Rosalina Dias e Celma Aparecida dos Santos.

Ainda durante a Jornada Pedagógica foi feita a entrega do “Prêmio Professora Therezinha Galvão Bosco – Joias da Educação”. Trata-se de um concurso que busca identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas nas unidades da Rede Municipal.

Foram quatro professores premiados: Denis Américo Ferreira, da Escola Municipal “Dona Isaura Jamas Fogaça”, com o projeto “Sarau Cultural”; Yolanda Bezerra de Andrade, da Escola Municipal “Prof. Zilma Thibes Mello”, com o projeto “Educação Cidadã: do local para o global”; Irene Calzzeta Freire, do Centro de Educação Infantil “Alexis  Soares Nacif”, com o projeto “Jogos e Brincadeiras”; Fernando de Jesus Rosa, da Escola Municipal “Profª Henory de Campos Góes”, com o projeto “Conteúdos Musicalizados”.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esportes, a Jornada Pedagógica é o momento de compartilhar saberes e práticas para o enriquecimento do trabalho desenvolvido nas escolas. “Especificamente neste ano fizemos a reflexão sobre as 10 competências da BNCC e foi extremamente importante para que possamos construir o currículo do município e implementar na Rede Municipal. Também foram muito especiais os compartilhamentos das práticas das salas de aula, com a valorização de experiências exitosas vivenciadas pelos docentes. Tivemos uma manhã produtiva e tudo foi planejado com muito carinho”, disse.

“A Jornada Pedagógica é sempre uma oportunidade de encontros e reencontros dos nossos profissionais, com várias trocas de experiências e muito aprendizado. Desejo um bom retorno a todos e sucesso em mais este semestre”, comentou o prefeito.