Home » Destaque » Profissionais da educação participam de capacitação

Profissionais da educação participam de capacitação

Profissionais da educação participam de capacitação

No período da manhã e da tarde, da última segunda-feira (29), mais de 200 pessoas participaram da Palestra “Os Documentos Norteadores no Processo de Ensino e Aprendizagem e a Importância do Professor na Construção e Implementação da Proposta Curricular’’ e do Curso de Primeiros Socorros no Pólo Cultural.

As capacitações foram oferecidas para professores, gestores e equipe administrativa da Rede Municipal de Ensino, com o intuito de proporcionar novas experiências e aprendizados para os profissionais e, assim, melhorar seu desempenho e preparação em sala de aula e na comunidade escolar.

Ministrada pela Professora Palmira Tolotti, a palestra abordou o tema relativo aos novos modelos curriculares propostos pela Base Nacional Comum Curricular-BNCC. Esse documento, que possui caráter normativo, define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais ao longo das etapas e modalidades da educação básica, buscando garantir equidade e igualdade das aprendizagens essenciais aos estudantes de todo o país.

Pela primeira vez, o Brasil terá um documento como este, que deverá constar nas diretrizes curriculares dos estados e municípios e que será implementado no ano de 2019 na rede municipal de educação. Por essa razão, a Secretaria de Educação de Iperó vem pontuando ações com sua Equipe Gestora e Professores na implementação do novo currículo para atender seu público estudantil, elevando a formação integral e global da criança, jovem e adulto, como sujeito central e ativo na construção de conhecimentos.

Edirlene Teresinha Ferriello, técnica pedagógica do município conta que a BNCC prevê a intencionalidade do processo educativo nas atividades desenvolvidas pelos educadores com seus alunos. “Este é um grande diferencial do documento que avança no sentido de propor um instrumento de gestão pedagógica nas escolas do município.”, destaca.

Já o Curso de Primeiros Socorros faz parte do “Programa Saúde na Escola-PSE” e foi ministrado pela equipe do Samu de Iperó, integrado pela enfermeira Magda Aparecida Codogno, pelo condutor Ednelson Fernandes e pela técnica de enfermagem Priscila Neves. A iniciativa é uma parceria das Secretarias de Educação e Saúde visando capacitar os gestores e profissionais da educação para o enfrentamento de situações que possam surgir no decorrer das atividades que são desenvolvidas na rede e atender a comunidade escolar de forma preventiva.

Conforme ajustes do Programa, que é oferecido pelo MEC, o PSE tem como objetivo a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

A escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral, portanto, é de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que envolva a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar.

Para o prefeito, iniciativas que envolvem múltiplas áreas são sempre positivas. “As parcerias só agregam valor as ações e programas que são desenvolvidos no município e a população é a maior beneficiada. Capacitações como as que foram realizadas contribuem com a rotina diária das unidades escolares e, na área de primeiros socorros, podem ser decisivas. Parabéns aos envolvidos”.

Scroll Up