Home » Notícias » Programa Futuro Cientista 2019 realiza a primeira fase

Programa Futuro Cientista 2019 realiza a primeira fase

Programa Futuro Cientista 2019 realiza a primeira fase

Abordando temas como viagem no tempo, placas tectônicas, física quântica, Atlântida, origem do fogo e fissão nuclear, os alunos do Fundamental II da rede municipal de ensio, participaram na última quinta-feira (12) da primeira fase do Programa Futuro Cientista – PFC – 2019. Na ocasião, aconteceu a mostra dos projetos que irão concorrer a premiação em nível nacional.

Os alunos das escolas municipais Dona Elisa Moreira dos Santos, Profª Henory de Campos Goes, Profº Roque Ayres de Barros, Visconde de Porto Seguro e Dona Zilma Thibes de Mello apresentaram os projetos desenvolvidos nessa primeira fase de avaliação. Nessa etapa os trabalhos foram avaliados pelo presidente do PFC, Profº Fábio de Lima Leite, e pela Diretora Executiva, Ariana de Souza Moraes dos Santos.

Ariana conta que as apresentações refletiram muita a dedicação dos alunos no desenvolvimento dos projetos e dos temas diversos, abordando todas as áreas de conhecimento. “Eles superaram nossas expectativas para a primeira fase de avaliação. Desejamos boa sorte a todos!”, comenta.

A secretária de Educação conta que o PFC, desde que foi iniciado na rede em 2014, tem despertado o interesse e garantido o empenho dos alunos “O programa adota cientificamente os alunos para que conheçam a universidade pública e entendam a importância do estudo, o preparo para o vestibular e para a vida acadêmica. É um instrumento de transformação que tem permitido uma visão mais ampla dos alunos, sem mencionar, a dedicação que tem levado a premiações de nossos alunos nas mais diversas categorias. Ficamos orgulhosos com o interesse e com o fato de que vemos Iperó muito bem representada a nível nacional, como ocorrido em 2018 que garantimos a 1ª posição no Clube F’s 5 com o tema “Reciclagem”, relembra.

O PFC é um programa desenvolvido no município desde 2014 com atividades que são iniciadas no início de cada ano letivo, que propõe aos alunos um trabalho de pesquisa e desenvolvimento, sob a orientação da supervisora do programa, durante todo o ano. Nesta primeira etapa de avaliação, os projetos são avaliados e o presidente do programa desafia cada grupo a melhorar as propostas e garantir mais pontuação para a avaliação final.