Home » Notícias » Programa triplica número de estudantes beneficiados

Programa triplica número de estudantes beneficiados

Programa triplica número de estudantes beneficiados

Programa triplica número de estudantes beneficiados

CERCA DE R$ 140 mil são investidos em benefício dos estudantes de nível técnico e universitário com o Promat (Programa Municipal de auxílio integral ao transporte técnico e universitário). Neste mês de novembro, 526 estudantes receberão o auxílio para custeio das despesas com o transporte escolar.

O Promat em menos de 2 meses beneficia quase três vezes mais estudantes do que o número de beneficiados em janeiro de 2014, quando o programa foi implantado e eram atendidos cerca de 190 alunos com custeio parcial dos valores pagos à título de transporte escolar (50% do valor e considerada a renda familiar do estudante).

Com o Promat, o estudante reembolsa 100% do valor pago com transporte para realização de curso técnico ou de nível superior nas cidades da região e o recebimento do valor é condicionado a apresentação bimestral da frequência escolar e do recibo emitido pela empresa ou prestador de serviço de transporte.

Para a estudante Aline Candido Chaves, que faz curso técnico na cidade de Tatuí, o programa ajuda todos os estudantes que viajam diariamente. “No início a ideia de morar em um município e estudar em outro me soou de maneira preocupante. Achei que seria difícil manter meus gastos com transporte e alimentação, até que me informei que a Prefeitura reembolsava 100% do custo de transporte. É uma forma de nos incentivar a procurar cada vez mais conhecimento, a gestão está de parabéns em investir em programas como este.” conta.

Já a universitária Thaís Fragoso Mota, que estuda na cidade de Itu, alega que o alívio é enorme por só ter que se preocupar com a mensalidade de sua faculdade. “Não estou empregada, então o fato de não pagar o transporte alivia muito, assim só me preocupo com os gastos da faculdade. Pela minha sorte a nossa Prefeitura reembolsa o meu deslocamento até a faculdade, assim consigo dar continuidade em busca da minha formação profissional ” comenta.

Mesmo neste momento de crise, com repasses diminuídos, neste mês o valor do investimento no projeto triplicou e os alunos são atendidos com recursos próprios. Antes o valor pago pela administração era de aproximadamente 38 mil reais, sendo certo que a administração atual continua empenhada no projeto e em busca aprimorar o programa ainda mais.

O estudante Lucas Wingeter Garcez conta que o dinheiro que economiza no transporte é usado para investir ainda mais em seus estudos. “Agradeço toda a equipe da Prefeitura de Iperó, pois o reembolso é um fator de grande importância para os estudantes iperoenses. Além de ajudar financeiramente, também é uma grande motivação para nós, saber que existe um investimento e credibilidade” disse.

“Hoje com nosso programa, as pessoas tem mais condições de buscar conhecimento e qualificação, e consequentemente, maior oportunidade na concorrência por vagas abertas para empregos na própria cidade e também pela região. Estamos formando nossos cidadãos para gerar mão de obra qualificada para Iperó e região”, frisa o prefeito.