Home » Notícias » Projeto conscientiza sobre a vida no trânsito

Projeto conscientiza sobre a vida no trânsito

Projeto conscientiza sobre a vida no trânsito

Com a presença do GCM Paulino e da GCMF Rodrigues, que ministraram uma palestra e coordenaram uma dinâmica em grupo, no último dia 30 os alunos do “Despontando Cidadãos”, de George Oetterer, encerraram as atividades relacionadas ao projeto “Respeitar a vida no trânsito”. A iniciativa teve o objetivo de conscientização sobre o tema e ressaltar a importância da vida.

Foram 45 dias de atividades, com pesquisas sobre leis, placas de sinalização e socorro a vítimas. Os alunos escreveram textos, poemas e contaram histórias e situações que já vivenciaram no trânsito. Além disso, confeccionaram carrinhos, placas e semáforos para a dinâmica de encerramento, onde colocaram em prática tudo o que aprenderam e simularam o cotidiano de uma cidade.

Os GCMs falaram aos alunos sobre os guardas de trânsito e orientações sobre o trânsito, como a importância da travessia pela faixa de pedestres. Os estudantes fizeram diversas perguntas e interagiram bastante com os profissionais. “A dinâmica com as crianças foi um complemento ao aprendizado, focando a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, estreitando os vínculos entre as instituições e oferecendo a oportunidade da educação no trânsito desde a infância”, comentaram Paulino e Rodrigues.

“Procuramos instruir os alunos para que eles sejam pedestres conscientes e cresçam com esse aprendizado já internalizado, incentivando a serem motoristas conscientes no futuro. É importante desenvolver essa mentalidade de respeito à vida no trânsito e às leis”, explicou a coordenadora Claudia Guazelli.

O prefeito destacou a importância da conscientização desde a infância. “É uma iniciativa bastante positiva, pois as crianças aprendem rápido e com certeza levarão o aprendizado por toda a vida. Hoje eles são pedestres e daqui a alguns anos se tornarão motoristas. Todas essas lições aprendidas estarão presentes durante muitos anos ainda”, finalizou.

Scroll Up