Home » Notícias » Projeto “Pipa” une diversão e aprendizado

Projeto “Pipa” une diversão e aprendizado

Projeto “Pipa” une diversão e aprendizado

Para muitos, a pipa é sinônimo de brincadeira apenas. Já para os alunos do “Despontando Cidadãos”, de George Oetterer, a pipa agora é bem mais que um simples divertimento. Isso por que, ao longo do primeiro bimestre, eles desenvolveram o projeto “Pipa”, unindo todas as disciplinas e relacionando a história da pipa com a invenção do avião.

Os 110 alunos, divididos em seis turmas, se dedicaram bastante, inclusive com a apresentação de uma peça teatral desenvolvendo a expressão e a comunicação. No último dia 10, no encerramento do projeto, todos se reuniram no campo de futebol de George Oetterer para a atividade final: soltar pipas! Cada um fez a sua e, acompanhados dos professores, os alunos viram os seus experimentos colorindo o céu do bairro.

“Foi um projeto maravilhoso, pois as crianças conheceram a história da pipa, em conjunto com história do avião. Além disso, puderam observar a paisagem no trajeto que percorremos, viram os diversos nomes dados à pipa em todo o país, aprenderam geometria e também se exercitaram na atividade de encerramento. Tudo isso contribuiu para uma maior interação entre eles, envolvendo todas as disciplinas”, explicou a coordenadora Claudia Guazzelli.

E como não poderia ser diferente, os alunos aprenderam ainda sobre a segurança relacionada à pipa. Dentre as principais orientações, os cuidados em não utilizar materiais cortantes como o cerol e não soltar pipas em locais perigosos, como as áreas próximas à rede elétrica. “É possível se divertir sem riscos”, finalizou a coordenadora.

Encerrado esse projeto, os alunos já iniciaram as atividades relacionadas ao novo tema desenvolvido pelo “Despontando Cidadãos”: “O meio ambiente e os animais que nele habitam”.

Scroll Up