Home » Notícias » Projetos educacionais vão ao cinema em Sorocaba

Projetos educacionais vão ao cinema em Sorocaba

Projetos educacionais vão ao cinema em Sorocaba

“É muito difícil descrever tudo o que as crianças vivenciaram no dia.” A frase da coordenadora Fernanda Tonin, do projeto Bem-me-quer, de George Oetterer, é um resumo da emoção proporcionada pelo passeio dos alunos ao cinema, em Sorocaba, na última sexta (15). O projeto foi selecionado pelo Cinépolis, que administra os cinemas do Shopping Iguatemi, para levar até 300 pessoas a uma sessão, com direito a pipoca e refrigerante. Assim, a oportunidade foi estendida aos alunos do projeto “Despontando Cidadãos”, também desenvolvido em George Oetterer.

O Rotary Vergueiro, que homenageou o “Bem-me-quer” em abril deste ano, ofereceu o transporte para os alunos do projeto. Já o transporte dos alunos do “Despontando Cidadãos” foi feito pela Prefeitura de Iperó. Ao todo, 220 estudantes participaram do passeio, sendo 140 do “Bem-me-quer” e 80 do “Despontando Cidadãos”.

Os preparativos começaram bem antes e a ansiedade dos alunos, pais e familiares foi muito grande desde que souberam do passeio. Já no dia, cada momento teve um significado especial. A entrada no projeto, o café da manhã, a organização de cada aluno, a chegada dos ônibus, o trajeto. No shopping os iperoenses foram recebidos por uma equipe de funcionários e por voluntários do Rotary. Para vários alunos foi a primeira vez que entraram num shopping e cinema.

Muitos olhares espantados quando se depararam com a quantidade de lojas e pessoas, além das diferentes reações ao chegarem à escada rolante. Da alegria ao medo. Na sala de cinema, com pipoca e refrigerante em mãos, a aventura continuou nas cadeiras giratórias enquanto aguardavam o início do filme. Até que a imensa imagem de “Pedro Coelho” surgiu e os olhos vidraram na tela.

“Por diversas vezes olhei para a sala lotada e tive vontade de chorar. Quando o filme acabou, todos eles deliraram nas palmas, como se os artistas estivessem ali e pudessem ouvi-los. E na verdade os artistas estavam. Não os do filme, mas aqueles que nos apoiaram para tornar tudo isso realidade. Foi um dia incrível e inesquecível. Eles voltaram cansados, mas valeu a pena. Agradeço a todos os envolvidos. Que Deus os abençoe e torne a vida de cada um mais próspera para que possam ajudar cada vez mais pessoas”, disse Fernanda Tonin.

“Parabéns a todos os envolvidos nessa iniciativa. Sabemos o quanto é importante e significativo para os alunos esse tipo de experiência e oportunidade, pois também contribuem para a formação como cidadãos. Contem sempre com o nosso apoio”, comentou o prefeito.