Home » Notícias » Realizada em Iperó audiência publica do “Reator Multipropósito Brasileiro”.

Realizada em Iperó audiência publica do “Reator Multipropósito Brasileiro”.

Realizada em Iperó audiência publica do “Reator Multipropósito Brasileiro”.

Nesta terça-feira (22), foi realizada com o apoio da Prefeitura de Iperó, a primeira das três audiências públicas programadas para discutir o “Reator Multipropósito Brasileiro” (RMB), projeto que está sendo desenvolvido no Centro Experimental Aramar.

Um dos grandes projetos para a ciência nuclear nacional nos próximos anos, que acaba de atingir uma fase importante de seu desenvolvimento. A ser instalado pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) em Iperó (SP), o reator agora passa pela etapa essencial de licenciamento ambiental.

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para a construção do reator, juntamente com o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), foi aceito e disponibilizado recentemente pelo Ibama. Esse estudo é que foi discutido na audiência, com a presença de técnicos dos Ibama e da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento, da Comissão Nacional de Energia Nuclear, autarquia ligada ao Ministério da ciência, Tecnologia e Inovação.

O objetivo do reator é produzir radioisótopos a serem aplicados na saúde e indústria. O empreendimento, a ser executado em seis anos, tem um custo de 500 milhões de dólares, estimados com base em reatores semelhantes construídos recentemente em outros países.

As outras duas audiências públicas serão realizadas em Sorocaba (dia 23, às 19h30, no auditório da Fundec, na rua Brigadeiro Tobias 73) e em São Paulo (dia 24, no auditório do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN, na Av. Prof. Lineu Prestes, 2242, Cidade Universitária).