Home » Destaque » Rede Municipal de ensino participa de reunião sobre Planos de Gestão

Rede Municipal de ensino participa de reunião sobre Planos de Gestão

Rede Municipal de ensino participa de reunião sobre Planos de Gestão

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las é o que da forma e vida ao chamado Projetos Político Pedagógicos (PPP).

Conforme previsto no calendário escolar, cada instituição de ensino da Rede Municipal realizou no última quarta-feira (6), em suas sedes, uma reunião que objetivou a reflexão sobre seus Planos de Gestão/Projetos Político-Pedagógicos (PPP).

As próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:

É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia – aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Além disso, é um importante documento da Unidade Escolar, onde contém, além da identificação e da qualificação da instituição e dos membros que a compõem, dados sobre a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, os índices de desempenho e de frequência discente, bem como as metas e os planos de ação elaborados para a melhoria de tais índices.

Diretor da Escola Municipal “Profª Zilma Thibes Mello”, Sr. Eduardo Sanches Albanez, conta que as reuniões de avaliação institucional e de reflexão sobre o PPP são extremamente relevantes na medida em que possibilitam, através das discussões com os diferentes segmentos envolvidos na prática educativa, ter clareza dos resultados já alcançados pela escola e daqueles que se almejam alcançar. ‘’Nesse sentido e parafraseando Sêneca, o não há ventos favoráveis para quem não sabe para onde navega.’’ finaliza.