Home » Destaque » Rede municipal participa da Prova Brasil

Rede municipal participa da Prova Brasil

Rede municipal participa da Prova Brasil

Está sendo aplicada em Iperó, desde o último dia 23, a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil. As avaliações seguem até o próximo dia 3. Trata-se de uma avaliação criada em 2005 pelo Ministério da Educação, complementar ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), além de ser um dos componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Após a realização do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação, envia um boletim de desempenho individual e materiais com informações adicionais para todas as escolas participantes.

Nesta edição, em Iperó estão participando os estudantes do quinto e nono anos do ensino fundamental. A avaliação é dividida em duas provas: Língua Portuguesa, onde é medida a capacidade de leitura, interpretação de textos e de fixação da mensagem; Matemática, onde é avaliado o raciocínio em contexto com a realidade do aluno.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esportes, os resultados da Prova Brasil são importantes dados para auxiliar na avaliação dos alunos. “Temos condições de avaliar o desempenho dos nossos alunos e podemos dar andamento nos processos de aprendizagem, criando ações assertivas para atender às necessidades reais de cada um, prevendo oportunidades igualitárias e qualitativas de ensino”, comentou.