Home » Destaque » Regularização do Distrito Industrial chega ao fim

Regularização do Distrito Industrial chega ao fim

Regularização do Distrito Industrial chega ao fim

Regularização do Distrito Industrial chega ao fim
* Matrículas dos imóveis devem ser entregues a partir desta quinta-feira

O processo de regularização do Distrito Industrial, após intenso trabalho iniciado em 2013, chegou ao fim nesta quarta-feira (15) com a liberação das matrículas que concluem em definitivo a regularização de toda área industrial.

Esta é a última etapa da regularização do Distrito Industrial. Na primeira, concluída em 2013 foram regularizados 16 lotes das 21 de Março, Walter Barufaldi e de parte da Avenida Paulo Antunes Moreira. A segunda permitiu a entrega em 2016 de matrículas de outros 6 lotes da Avenida dos Eucaliptos. Agora, na terceira e última fase, mais 38 empresas das Avenidas Benedito Germano de Araújo, Maestro Lázaro Rosa, Maria Conceição Aparecida Andrade e da outra parte da Avenida Paulo Antunes Moreira serão beneficiadas. Com a conclusão do procedimento as 60 indústrias do Distrito Industrial, finalmente, terão a garantia da propriedade e a valorização de seus lotes.

Iniciada em 2014, a terceira fase de regularização foi um pouco mais longa porque a área precisou primeiro ser doada ao Município. No caso das etapas anteriores, as áreas já pertenciam ao Município porque eram fruto de desapropriações judiciais. Já neste caso, a Prefeitura de Iperó precisou da participação da Procuradoria Geral do Estado (PGE-SP), da Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU-SP) e do Instituto de Terras de São Paulo (Itesp). Depois de todas as tratativas e trabalhos realizados durante esse período entre 2014 e 2019, a Prefeitura deve entregar as matrículas dos imóveis da área em mãos em cada empresa a partir desta quinta (16), por conta da atual situação do país com a pandemia Covid-19, que recomenda distanciamento social.

O prefeito municipal comentou a conquista. “Estamos trabalhando arduamente no combate contra o coronavírus e também com as demais questões do município. A regularização da área do Distrito Industrial é uma grande vitória e resultado de um compromisso assumido com as indústrias já no início de minha gestão. Somos conhecedores das dificuldades enfrentadas pelas nossas empresas. Muitas estão estabelecidas na cidade há décadas, desde o início da implantação da área industrial no final dos anos 80 e, somente agora, receberão a documentação dessas áreas. A regularização, mais do que nunca, considerando o momento de dificuldade que todos enfrentamos, representará a valorização e segurança jurídica. É uma notícia boa e que nos traz gás para continuar enfrentando toda a atual batalha do país. Infelizmente, não podemos entregar as escrituras de perto a cada proprietário, mas, esse fato não minimiza todo trabalho e resultado alcançado. Agradeço a todos os envolvidos neste processo e, em especial, aos nossos empresários que tanto contribuíram com o processo ao longo dos últimos anos.”