Home » Notícias » Regularização fundiária em Iperó é destaque no Fórum Brasil de Gestão Ambiental

Regularização fundiária em Iperó é destaque no Fórum Brasil de Gestão Ambiental

Regularização fundiária em Iperó é destaque no Fórum Brasil de Gestão Ambiental

O Fórum Brasil de Gestão Ambiental, realizado em Campinas entre os dias 10 e 12 de julho, teve as ações de regularização fundiária em Iperó como um dos destaques do encontro, dentro do seminário “Desafios da Regularização Fundiária”. As discussões sobre a regularização fundiária e as mudanças trazidas pela Medida Provisória 759/2016 dominaram os debates.

Durante o seminário “Desafios da Regularização Fundiária”, Alessandra Pascoli, coordenadora da regularização fundiária em Iperó, apresentou o tema “Desafios e avanços do município de Iperó na regularização fundiária e novas perspectivas com a MP 759/2016”. Estiveram presentes Renato Góes, coordenador do programa estadual “Cidade Legal”, Rogério Menezes e Andréa Struchel, da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Samuel Rossilho, secretário de Habitação de Campinas, e Camila Cristina de Oliveira, secretária de Habitação, Regularização Fundiária e Planejamento Urbano de Mairiporã. Dezenas de pessoas assistiram a apresentação sobre a regularização fundiária em Iperó.

Alessandra Pascoli explicou que, de acordo com o último levantamento, realizado em 2013, existiam 46 núcleos irregulares na área urbana de Iperó, dos quais 36 foram inseridos no programa “Cidade Legal”. Desses, 26 já foram regularizados, sendo quatro em fase de conclusão de titulação e quatro em fase de registro atualmente. “Ao todo, são cerca de 2200 famílias beneficiadas até o momento. Em 2013, diante dos problemas fundiários existentes em Iperó, o prefeito priorizou a regularização fundiária, pois sabia que as irregularidades poderiam trazer diversos problemas. Esse apoio foi fundamental para o sucesso das ações de regularização no município”, destacou.

“A apresentação do exemplo de Iperó num encontro de importância nacional mostra que estamos no caminho certo. Continuaremos levando adiante os trabalhos de regularização fundiária em todo o município”, comentou o prefeito.

Scroll Up