Home » Destaque » Resultados do Ideb confirmam avanços na Educação em Iperó

Resultados do Ideb confirmam avanços na Educação em Iperó

Resultados do Ideb confirmam avanços na Educação em Iperó

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda (3) o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) com os números do país, estados e municípios. O Ideb é divulgado a cada dois anos e os últimos resultados eram os referentes a 2015.

Iperó conquistou a nota 5,9 nos anos iniciais do Ensino Fundamental (4ª série / 5º ano), subindo 0,2 em relação a 2015, quando a nota foi de 5,7. O resultado está acima da nota esperada para o município em 2017, que era 5,7, e é igual à nota esperada para 2019. De 2013 para 2017 houve uma melhora de 11,3% na nota do município para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Ainda nos anos iniciais, o Estado de São Paulo alcançou a média 6,6 (a nota esperada era 6,3) e o Brasil chegou a 5,8 (a nota esperada era 5,5).

O Ideb direciona as políticas públicas na área da Educação e os resultados são calculados por meio do desempenho dos alunos que participam da Prova Brasil e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A rede municipal de Iperó tem cerca de 6,5 mil alunos atualmente matriculados em 11 escolas municipais que atendem os ensinos Fundamental I e II. Nos anos finais do Ensino Fundamental (8ª série / 9º ano) o município também avançou no Ideb, mas ficou pouco abaixo do esperado, subindo de 4,2 (2015) para 4,7 (2017). O esperado para 2017 era 5,0 e o município deverá atingir a nota 5,2 em 2019. De 2013 para 2017 houve uma melhora de 17,5% na nota do município para os anos finais do Ensino Fundamental. O Estado de São Paulo e o Brasil também ficaram pouco abaixo do esperado nos anos finais do Ensino Fundamental em 2017. São Paulo alcançou a média 5,3 (nota esperada era 5,6) e o Brasil chegou a 4,7 (nota esperada era 5,0).

Edirlene Ferriello, professora e coordenadora Técnica e Pedagógica da Educação Básica, da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, comenta que os resultados do Ideb são frutos do trabalho desenvolvido diretamente com os coordenadores e a preocupação da formação continuada em discutir, refletir e desenvolver os conteúdos relacionados ao processo de alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática. “Isso partiu de uma análise de resultados desde a última avaliação externa em 2015, além do trabalho dos professores, em levantamentos de dados e mapas de sondagens redimensionados a uma prática reflexiva dos conteúdos aplicados para desenvolver as habilidades e competências necessárias para a formação de alunos leitores em nosso município”, explicou.

“Avançamos continuamente nos indicadores e isso reflete o trabalho realizado junto aos anos iniciais, que são a base da Educação Básica. Estamos finalizando um projeto para desenvolvermos com os alunos do Ensino Fundamental II, buscando atingir e também superar as expectativas, como nos anos iniciais”, disse a secretária de Educação, Cultura e Esportes.

“Os resultados do Ideb demonstram o empenho e a dedicação da nossa rede municipal no dia-a-dia. Agradecemos e parabenizamos todo o magistério, as equipes das unidades escolares e os alunos de Iperó pelos resultados alcançados. A melhora nos indicadores é um processo constante. E de 2013 para cá os resultados do Ensino Fundamental, que são um alicerce para bons resultados também no Ensino Médio, confirmam que estamos no caminho certo e temos preparado bem os nossos alunos”, destacou o prefeito.

Evolução – anos iniciais

 

Evolução – anos finais

Scroll Up