Home » Notícias » #SaibaMais: Contêineres nas ruas de Iperó – esclareça dúvidas sobre a ação!

#SaibaMais: Contêineres nas ruas de Iperó – esclareça dúvidas sobre a ação!

#SaibaMais: Contêineres nas ruas de Iperó – esclareça dúvidas sobre a ação!

#SaibaMais: Contêineres nas ruas de Iperó – esclareça dúvidas sobre a ação!

A implantação de contêineres no município busca otimizar a coleta dos resíduos, tornando-as mais eficiente, rápida e segura para os coletores, além de maximizar o poder da coleta seletiva.

Com a conteinerização, a deposição final dos resíduos produzidos em casa se torna mais prática. Isto porque os resíduos podem ser depositados a qualquer dia e hora nos contentores dispostos nas ruas da cidade.

Mas, como foi feito o critério de distribuição dos contentores nas ruas dos bairros?

A distribuição dos contentores foi orientada por uma empresa especialista neste tipo de prestação de serviço, os locais os quais os mesmos foram colocados foram previamente estudados para atender a todos os munícipes daquela área. Por isso é importante não movê-los, pois pode prejudicar os demais moradores da área atendida.

É necessário dois contentores por rua?

Os contentores foram distribuídos em duplas, para resíduos recicláveis (verde) e resíduos não recicláveis (azul). Por isto, os mesmos devem permanecer juntos, isto porque a partir de agora nós devemos separar o resíduo não reciclável, do resíduo reciclável. Este material reciclável deverá ser previamente higienizado quando houver resquícios de alimentos, para evitar contaminação de todos os demais materiais. Essa higienização deve ser breve, evitando o gasto excessivo de água.

Para tornar a coleta mais eficiente e fazer com que ela funcione, como devemos proceder? Alguma coisa muda?

O que muda é que agora o lixo poderá ser depositado a qualquer dia e qualquer hora no contentor, e em breve os coletores não mais passarão porta-a-porta, por isto é importante depositar o lixo dentro do contentor para criar este novo hábito. Os dias de coleta nos contentores serão os mesmos dos executados atualmente.

Além do benefício ambiental, o material reciclável que é lixo para nós, se tornará fonte de renda para os cooperados da IperoCicla ou dos catadores individuais da cidade. Portanto, vamos colaborar! É importante:

  • Não mudar o contentor de lugar;-
  • Não trocá-lo de posição; –
  • Não tirar os adesivos de identificação; –
  • Manter os contentores no lugar facilita a adaptação dos munícipes; –
  • Sempre manter as tampas dos contentores fechadas, a fim de evitar a proliferação de cheiro e entrada de animais; –
  • Conservar os contentores e não jogar materiais que possam danificá-los.

Tem mais alguma dúvida? Vamos esclarecê-las! Entre em contato com a Secretaria do Meio Rural, Ambiente e Turismo: 3266-3694. Com conscientização poderemos conservar e manter a nossa cidade cada dia mais limpa e organizada. Contribua!