Home » Notícias » Saneamento é tema de Encontro em Iperó

Saneamento é tema de Encontro em Iperó

Saneamento é tema de Encontro em Iperó

A importância do Plano Municipal de Saneamento e as estratégias para a implementação do controle social no saneamento foram abordados nesta quarta-feira, dia 29, durante o “Café com Atores”, 2º Encontro – Controle Social no Saneamento. O evento, realizado no Polo Cultural, é um projeto da Universidade de São Paulo (USP), financiado pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa), órgão do Ministério da Saúde, responsável pela promoção da inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle
de doenças.

Iperó, juntamente com o município de Mairinque, foi escolhida pela
Funasa para estudos com relação às questões que envolvem o saneamento. A intenção é que, ao final dos estudos feitos nesses encontros, seja possível visualizar possíveis ações que possam demonstrar o que foi levantado e propor melhorias.

A cada “Café com Atores” são desenvolvidas formas diversificadas de participação dos presentes. O último realizado em Iperó foi o “Open Space”, uma metodologia diferente que busca trazer a participação efetiva dos participantes, entre os quais estavam secretários, diretores e gestores da Prefeitura, agentes de controle de vetores, professores da USP e funcionários da Sabesp.

Os programas de “Eficiência Social e o que é controle de Saneamento” foram apresentados pelo professor Pedro Roberto Jacobi (Coordenador do Projeto) e pela professora Ana Paula Fracalanza. Jacobi falou da importância do Plano de Saneamento do Município, Estratégias para implementação do controle social e sobre as questões que ainda precisam ser exploradas em relação ao controle social no setor de saneamento. Durante o Encontro, Jacobi disse que as companhias de saneamento podem entrar no ramo de produção de energia.

Após as palestras, foi aberto o debate entre todos os presentes. Foram citados temas como a inclusão de especificações técnicas nos processos de licitação e o desenvolvimento das ideias de ações propostas.