Home » Notícias » São João tem festa bicentenária em Iperó

São João tem festa bicentenária em Iperó

São João tem festa bicentenária em Iperó

Apesar da discussão quanto à data da primeira festa (1810 ou 1814), há mais de 200 anos é mantida a tradição da “Festa de São João” realizada na Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó, onde estão os remanescentes da Real Fábrica de Ferro. Na capela anexa ao casarão da antiga sede está exposta a imagem de São João Batista, uma relíquia trazida de Portugal na mesma época.

A festa celebra um dos santos mais populares e anualmente começa no dia 23 de junho, quando moradores de Iperó e cidades vizinhas lavam a imagem que recorda o santo ainda menino e os fieis agradecem pelos pedidos atendidos. Já no dia 24, “Dia de São João”, é feita uma procissão iluminada por velas, celebrada a missa, realizada a bênção do fogo e a troca das bandeirolas do mastro que traz os três santos festejados no mês (Antonio, João e Pedro). Após a celebração, todos se reúnem para uma confraternização com comidas e bebidas típicas.

De acordo com Alexandre Cordeiro, chefe da Flona, durante o auge da Real Fábrica de Ferro e posteriormente na época do Ministério da Agricultura, essa festa era maior e envolvia toda a região. “Havia mais moradores aqui em Ipanema e isso contribuía para uma maior participação. Mas um dos nossos compromissos é a preservação cultural e ambiental. Por isso, estamos mantendo a tradição e resistindo culturamente. Temos percebido o aumento da participação nos últimos sete anos, com a presença de antigos moradores e também de paróquias das cidades da região”, comentou.

Para o prefeito, a festa de São João realizada em Ipanema é um destaque para o aspecto histórico-cultural do município. “Tradições como essa, que já duram mais de dois séculos, são muito importantes e mostram a riqueza histórica e cultural existentes em Iperó”, ressaltou.

Scroll Up