Home » Destaque » Saúde do homem é tema de palestras no “Novembro Azul”

Saúde do homem é tema de palestras no “Novembro Azul”

Saúde do homem é tema de palestras no “Novembro Azul”

Nos últimos anos diversas campanhas foram desenvolvidas com foco exclusivo na saúde do homem. E uma das mais conhecidas é o “Novembro Azul”, cuja iniciativa nasceu na Austrália para celebrar o “Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata”, realizado sempre em 17 de novembro. No Brasil, o movimento chegou em 2008 e a partir de 2011 foi batizado de “Novembro Azul”.

Também participando da campanha, no último sábado (19) a Prefeitura de Iperó, através da Secretaria de Saúde, realizou uma palestra na UBS de George Oetterer, ministrada por Adriana Aguiar e Silvana Souza (funcionárias da Prefeitura), com temas relacionados à saúde do homem. Foram abordados a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, as DST’s e os receios masculinos em procurar ajuda médica. “Foi um encontro importante devido às informações oferecidas e aos temas variados apresentados”, comentaram.

De acordo com informações do Instituto Lado a Lado pela Vida, que trouxe a campanha ao Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e neste ano devem ser registrados mais de 61 mil novos casos da doença no país. Anualmente são mais de 13 mil mortes, sendo uma a cada 40 minutos. Além do alerta específico sobre o câncer de próstata, em 2016 a campanha tem mobilizado e conscientizado a respeito da saúde geral do homem. É importante que os homens cuidem mais de si e busquem a prevenção de doenças.

Palestras – na terça (22) será realizada a palestra sobre o “Novembro Azul” e também testes rápidos para HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites B e C na empresa CGA, das 11h às 15h. Já no dia 28 (segunda) haverá uma palestra com o urologista Pedro Henrique Serafim, às 9h, no Centro de Especialidades (Rua Joaquim Pedroso Ramos, 106, Jardim Irene).

Campanha “Fique Sabendo” – também focando as ações de prevenção, as unidades básicas de saúde (UBS) realizarão os testes rápidos para HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites B e C, que integram a campanha “Fique Sabendo”. Entre os dias 25 de novembro e 1 de dezembro, “Dia D” da campanha, serão intensificados os testes. Veja o cronograma:

26/11 – 8h às 14h: UBS III (Centro);

28/11 – 8h às 15h: UBS Bacaetava;

29/11 – 8h às 20h: UBS Jardim Vitorino;

30/11 – 8h às 20h: UBS III (Centro);

01/12 – 8h às 20h: UBS George Oetterer