Home » Notícias » Secretaria de Saúde promove o “Novembro Azul”

Secretaria de Saúde promove o “Novembro Azul”

Secretaria de Saúde promove o “Novembro Azul”

Após a realização da campanha “Outubro Rosa”, onde centenas de mulheres foram atendidas em horário ampliado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Iperó, agora a Secretaria de Saúde convida o público masculino para a campanha “Novembro Azul”, onde vai alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem.

Novembro é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, pois o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado no dia 17. O azul é a cor oficial usada como símbolo de combate à doença.

A cada 36 minutos, um homem morre no Brasil vítima de câncer de próstata. Chamar a atenção para a necessidade de diagnosticar precocemente esse tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, é um dos objetivos da campanha “Novembro Azul”.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes.

A campanha em Iperó é direcionada aos homens de todas as faixas etárias, que terão à disposição atendimento médico exclusivo, teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatite B e C e aferição de pressão arterial.

Confira a agenda:

14 de novembro – UBS Centro – das 17h às 20h
21 de novembro – UBS Jardim Vitorino – das 17h às 20h
28 de novembro – UBS George Oetterer – das 17h às 20h
05 de dezembro – UBS Bacaetava – das 17h às 20h

Os interessados deverão ir à unidade de Saúde e apresentar um documento com foto. Em caso de grande demanda, será reagendada nova data aos pacientes.

Mais informações: 3266-2228 (Secretaria de Saúde)