Home » Secretarias

Secretarias

Secretaria de Meio Rural, Ambiente e Turismo 

A Secretaria do Meio Ambiente (SERAT) responde pelo estabelecimento das diretrizes ambientais do Município; planejar e promover atividade relativa à preservação e ao desenvolvimento do meio ambiente; ações de educação ambiental, voltadas à toda população; monitorar a qualidade do meio ambiente e licenciamento ambiental.  Veja Página…

Secretaria de Obras

A Secretaria de Obras responde pela gestão das obras da Prefeitura de Iperó: pavimentação de ruas; duplicação e implantação de avenidas; mudanças no sistema viário; recuperação e manutenção asfáltica de ruas e avenidas; planejamento, implantação, manutenção e reurbanização de ciclovias, parques municipais, praças e áreas de lazer; construções novas, manutenções, ampliações e reformas de prédios para abrigar serviços públicos municipais. Veja Página…

Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento

A Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG) coordena o Planejamento Estratégico Municipal, com o acompanhamento, estruturação e execução das principais ações de cada secretaria; gerenciamento das unidades descentralizadas da Prefeitura, destinadas à prestação de serviços público; celebração de convênios da Prefeitura com entidades e demais esferas governamentais; captação de recursos; chefia da Controladoria Geral do Município e da Área de Tecnologia de Informação da Prefeitura. Veja Página…

Secretaria de Transportes e Serviços Municipais 

A Secretaria de Transportes gerencia o sistema municipal de transporte coletivo, por meio da contratação e fiscalização das empresas prestadoras dos serviços; administração, tarifação e venda de passagens; cadastramento de usuários, para transporte especial e direito à gratuidade; estudos técnicos para definir itinerários e horários de atendimento das linhas de ônibus, assim como a definição dos pontos de paradas dos veículos. Veja Página…

Secretaria de Governo

A Secretaria de Governo responde pelos assuntos jurídicos e referentes à legislação da Prefeitura de Iperó, com o planejamento, execução e fiscalização dos trabalhos referentes a representação, interesses e defesa judicial e extrajudicial; promoção de cobrança da dívida ativa; elaboração de estudos e pareceres; interpretação e elaboração de minutas de leis, decretos e demais atos normativos, abertura e acompanhamento de processos de sindicância e procedimentos administrativos disciplinares e coordenação do Procon – Serviço de Proteção ao Consumidor, do Acessa São Paulo, do Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT, Fo Banco do Povo e da Junta de Serviço Militar. Responde ainda pela representação do Prefeito; coordenação das atividades administrativas e de expediente do Poder Executivo; atendimento aos munícipes e às entidades representativas da sociedade; comunicação com a Câmara Municipal; Cerimonial do Poder Executivo; coordenação da Imprensa Oficial do Município; atendimento e coordenação de atividades junto aos veículos de comunicação; desenvolvimento de programas de comunicação interna; publicidade e suporte para a programação de eventos das demais secretarias. Também responde pelo Departamento de Recursos Humanos. Veja Página…

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

A Secretaria da Educação responde pelo planejamento, coordenação e supervisão das atividades educacionais a cargo do Município, no âmbito da Educação Infantil, Ensinos Fundamental, Médio, Supletivo e Especial. A Secretaria administra os Centros de Educação Infantil, escolas municipais. Veja Página…

Secretaria de Administração e Finanças 

A Secretaria de Finanças, responde pelo planejamento econômico-financeiro municipal, por meio do controle e administração do Orçamento Municipal e o Plano Plurianual de investimentos; execução e fiscalização dos trabalhos da Administração Financeira; arrecadação da das receitas municipais, por meio dos pagamentos de IPTU, ISS, ITBI, entre outros tributos municipais; administração e pagamento das despesas municipais; cobranças da Dívida Ativa. Veja Página…

Secretaria de Saúde

A Secretaria da Saúde responde pelo planejamento, execução e fiscalização das atividades referentes à saúde pública a cargo do Município ou realizada de forma suplementar às ações dos governos Estadual e Federal. Sua atuação visa desenvolver e aprimorar os serviços prestados à população, com o objetivo de reduzir as necessidades de assistência, por meio da humanização do atendimento e de programas de saúde preventiva. Veja Página…

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social 

  A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) foi criada em 30/08/2005. É responsável pela formulação, aplicação, coordenação e avaliação das diretrizes da Política Estadual de Assistência Social, de acordo com a Constituição Federal, a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e o Estatuto Da Criança e do Adolescente (ECA). As ações desenvolvidas pela SADS dão prioridade á proteção a criança, ao adolescente e a família, objetivando assegurar o acesso da população carente a bens e serviços, substituindo o conceito paternalista e clientelista que entendia a Assistência Social como caridade ou favor.

Para executar as diretrizes do Governo Estadual, a Secretaria realizou a descentralização administrativa com o objetivo de atender os bairros mais fragilizados em função do contingente territorial do nosso município.   

Veja Página…