Home » Secretarias » Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde

Modificado pela última vez em

Secretária de Saúde

Joyce Helen Simão

Advogada, formada pela Faculdade de Direito de Sorocaba – FADI, Joyce ingressou na Prefeitura de Iperó em agosto de 2006, por meio de estágio no departamento jurídico. Em 2007 foi convidada a permanecer na administração coordenando o departamento. Foi Secretária de Negócios Jurídicos de abril à dezembro de 2008, Secretária de Governo de junho de 2012 até abril de 2016, Secretária de Planejamento e Desenvolvimento de maio de 2016 até maio de 2019, Secretária de Governo de maio de 2019 até junho de 2020 e, nos dias atuais, é titular da pasta da Secretaria de Saúde.

No seu trajeto pela municipalidade atuou nas mais diversas áreas. No setor jurídico contribui nos processos que envolveram a retirada de vagões que permaneceram por mais de 30 anos abandonados no entorno da Estação Ferroviária, no processo de retomada e devolução do serviço de água e esgoto a concessionária atual e nas demais demandas que envolvem o Município. Também auxiliou nas questões de regularização fundiária e nas divisões de recursos humanos, comunicação, compras, defesa civil, guarda civil municipal, licitações, convênios, fiscalização e tributos. Também auxiliou em projetos e ações de outras secretarias, tais como, assistência social, educação e saúde e foi integrante de diversos conselhos municipais e comissões de trabalho.

No momento, atua na Secretaria de Saúde no qual estão inseridos os serviços de Atenção Básica (unidades de saúde). Central de Vagas, Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), Centro de Especialidades, Farmácia Municipal, Pronto Atendimento, Residência Terapêutica e SAMU.

Competências: A Secretaria Municipal de Saúde tem por finalidade zelar pelo bom desempenho e integral cumprimento das atribuições do órgão.

Atribuições: Planejamento, execução e fiscalização das atividades referentes à saúde pública, a cargo do município ou por este realizada supletivamente ao Estado e/ou à União; Desenvolvimento e aprimoramento dos serviços de saúde prestados à população; Atuação direta junto à comunidade para redução das necessidades de assistência, através de ações em saúde preventiva; Realizar estudos, projetos e pesquisas para formulação da política de saúde municipal; Controle e acompanhamento das ações da atenção secundária de entidades públicas, filantrópicas e privadas; Estruturação e operacionalização do componente municipal do sistema nacional de auditoria; Promoção de estudos, proposição, negociação, aplicação e coordenação de convênios com entidades públicas e privadas para a implantação e/ou implementação de serviços em articulação com as demais Secretarias; Garantia do funcionamento dos Comitês de Mortalidade e do Conselho Municipal de Saúde; Atuação na prevenção e no combate às epidemias e doenças transmissíveis por animais; Desenvolvimento de programas de saúde pública, em especial na atuação médica especializada, em articulação com os níveis estaduais e federais; Gestão e gerência das unidades médicas ambulatoriais e hospitalares, epidemiológicas e odontológicas; Desenvolvimento de ações básicas para o perfeito funcionamento do Centro de Zoonozes, da Vigilância Sanitária e Epidemiológica de forma a prevenir o aparecimento de doenças e de ações voltadas a grupos de risco, investigação de casos de doenças de notificação compulsória para adoção de procedimentos que venham a interromper a cadeia de transmissão; Promoção de campanhas preventivas de educação em saúde e de vacinação em massa contra doenças transmissíveis; Garantia de assistência médica e odontológica aos alunos da rede municipal de ensino.

Organograma da Secretaria 

Telefone: 15 3266-2137
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta-Feira, das 8 às 16 horas