Home » Destaque » “Semana da Pessoa com Deficiência” integra a APAE e a comunidade

“Semana da Pessoa com Deficiência” integra a APAE e a comunidade

“Semana da Pessoa com Deficiência” integra a APAE e a comunidade

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Iperó (APAE) realizou uma série de atividades para celebrar a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla – 2017”, que é uma iniciativa da Federação Nacional das APAEs. Realizado entre os dias 18 e 25, o evento teve o objetivo de conscientizar a população sobre as pessoas com deficiência, visando o apoio às entidades que atendem esse público, como é o caso da APAE. Também focou as ações de inclusão social.

Na abertura das comemorações no dia 18, alunos e professores da APAE realizaram uma panfletagem no centro de Iperó. No dia 19 foi ministrada a palestra “Pessoas com deficiência: direitos, necessidades e realizações”, que reuniu cerca de 100 pessoas. No dia 21 aconteceu o “Dia da Beleza”, com a atuação de 29 profissionais voluntários de Iperó e Boituva. Na terça (22) os alunos da APAE participaram do “Dia do Folclore” e assistiram às apresentações na sede dos projetos “Bem me quer” e “Despontando Cidadãos”. No dia 23, com a doação de parceiros, uma atividade interna serviu pizzas e churros aos alunos. Já no dia 24 foi realizada a visita dos alunos a um pesqueiro de Boituva.

O encerramento, na última sexta (25), teve também a comemoração dos aniversariantes do mês e a presença de todos que se dedicaram à realização da “Semana Nacional” em Iperó. Ainda integrando as atividades, nesta semana os alunos visitarão a Polícia Rodoviária.

Jaime Aparecido de Camargo, presidente da APAE de Iperó, conta que a entidade atende 43 alunos atualmente, com idades entre 16 e 59 anos, e sua equipe é formada por 11 integrantes entre professores e funcionários. “Desenvolvemos atividades que incentivam a presença das famílias para conhecer a nossa entidade e o trabalho que realizamos. A APAE sobrevive com o repasse anual da Prefeitura e sem isso não teríamos condições de desenvolver as nossas ações. É uma parceria muito importante, um apoio fundamental. E complementamos com as nossas festividades. Agradeço à equipe, voluntários, comerciantes, Prefeitura, Guarda Municipal e a todos que contribuíram para a realização de mais esse evento da APAE”, comentou.

“Parabenizo a equipe da APAE pelo trabalho realizado no município, sempre buscando agregar e se integrar à comunidade. Contem com o nosso apoio para que continuem atendendo à população que precisa desse serviço qualificado”, ressaltou o prefeito.

A APAE tem aberto as portas aos sábados, das 7h às 12h, para a visitação da comunidade. Nesse dia as pessoas têm a oportunidade de conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos pela entidade.

Mais informações: 3266-3303 (APAE)

EMOÇÃO – Também no dia 25, a diretora da APAE de Iperó, Joelma Adriana de Camargo, recebeu o título de “Cidadã Apaeana” e foi homenageada pelos 10 anos em que se dedica à entidade. Os alunos Silvana, Luís e Monique se apresentaram com números de música e dança. Já os alunos das oficinas entregaram presentes à diretora. E a entrega de um buquê de flores, realizada pelo filho de apenas dois anos e cinco meses, levou a homenageada às lágrimas e emocionou a todos os presentes.

“Cada dia vivido aqui é uma experiência diferente. Os pais confiam na APAE e no nosso trabalho. Isso é essencial. Somos uma extensão da família, pois os alunos convivem por muitos anos conosco. Essa troca de experiências é muito rica pra nós funcionários também. Agradeço a Deus diariamente, agradeço pela confiança e apoio das famílias ao longo desses anos todos e espero continuar desenvolvendo esse trabalho por muito tempo ainda”, disse a diretora.