Home » Destaque » Semana do Meio Ambiente é finalizada após muitas aprendizagens ecológicas

Semana do Meio Ambiente é finalizada após muitas aprendizagens ecológicas

Semana do Meio Ambiente é finalizada após muitas aprendizagens ecológicas

Entre os dias 30 de maio e 07 de junho, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Rural, Ambiente e Turismo (Serat), promoveu diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A primeira atividade da semana foi marcada por uma visita à Estação Ambiental do município, onde, aproximadamente, 120 alunos do 1° ao 4° ano da Escola Municipal Dona Isaura Jamas Fogaça conheceram mais sobre as ações ambientais da cidade. O tour começou pela exposição do processo de confecção das mudas de árvores que são plantadas no município e doadas à população. Os alunos também ganharam explicações sobre o funcionamento e a importância do Jardim Sensorial e do Minhocário. Ao final, os alunos mostraram o que aprenderam através de uma dinâmica de perguntas e respostas sobre a Estação.

O segundo dia da semana teve troca de livros e brinquedos, doação de mudas, oficina de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e oficina de Horta Urbana. Tudo aberto ao público, na Praça Padre Calixto (Praça da Matriz). As atividades tiveram o objetivo de incentivar o consumo consciente, a reutilização, a importância da arborização e o conhecimento da diversidade de alimentos — que expõe possibilidades nutricionais pouco exploradas.

Outra ação para a Semana do Meio Ambiente foi o plantio de mudas nativas na Rua Sorocaba e no Distrito Industrial. Ao todo, 250 espécies de árvores, inclusive frutíferas, foram plantadas com a participação dos munícipes. No mesmo dia, um Pedágio Ecológico ocorreu na Rodoviária Municipal e na Subprefeitura, com panfletagem e distribuição de mudas à população.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, a Estação Ambiental também foi palco das atividades do dia. Cerca de 80 alunos da Escola Henory de Campos Góes participaram da inauguração oficial da Sala de Leitura da Estação. Dinâmicas e debates sobre poluição, desmatamento e soluções ambientais marcaram a comemoração à data.

Já no penúltimo dia da Semana, alunos do Projeto Despontando Cidadãos realizaram uma visita à Usina de Energia Renovável Fotovoltaica do IFSP de Boituva. A Usina é um exemplo de produção de energia limpa ainda pouco explorada no país.

Para encerrar as atividades, aconteceu, no dia 07 de junho, o lançamento da Nascente Modelo, localizada no Bairro Bela Vista. Alunos do Projeto Despontando Cidadãos também participaram da atividade, que abordou, ao ar livre, a importância da preservação e recuperação de nascentes.