Home » Notícias » Semana Nacional da Consciência Negra está repleta de atividades em Iperó

Semana Nacional da Consciência Negra está repleta de atividades em Iperó

Semana Nacional da Consciência Negra está repleta de atividades em Iperó

Semana Nacional da Consciência Negra está repleta de atividades em Iperó

Numa iniciativa do Grupo Raça Negra de Iperó com apoio da Prefeitura Municipal, os iperoenses puderam participar das atividades em razão da Semana Nacional da Consciência Negra. O Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, criado em alusão a Zumbi dos Palmares, principal líder da resistência contra a escravidão no Brasil, tem como objetivo trazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil, também serve para analisarmos o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.

Como forma de celebrar a data, no último domingo (17), foi realizado o 9º Encontro Regional de “Umbanda e Candomblé”, que reuniu cerca de 160 pessoas da região e da capital, representando seus municípios. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Grupo Raça Negra, Aparecido Américo de Paula (Nenê Saravá), e contou com a presença de autoridades locais.

“Desde a criação do Grupo Raça Negra, em 2007, o nosso objetivo é divulgar a cultura negra e incluir todos no chamamento da história afro-brasileiro e lembrar da importância de nossos antepassados e suas lutas por uma sociedade unificada. Quero agradecer a prefeitura que mais uma vez contribuiu para a realização deste evento importante.”, relembrou o presidente da entidade Nenê Saravá.

Para o prefeito, a reflexão sobre a história é importante “É um momento de conscientização sobre a importância da cultura e do povo africano na cultura brasileira. É indiscutível que essa discussão e luta deves ser diárias e que o Poder Público deve apoiar iniciativas que busquem afastar a cada a discriminação do povo negro. Ficamos felizes em poder contribuir com a entidade e com as atividades desenvolvidas na Semana da Consciência Negra.”.

A programação continua e tem encerramento previsto nesta sexta-feira (22), à partir das 20h, na Câmara Municipal com a entrega da “Comenda Madrinha Maria” para entidades e cidadãos que se destacaram durante o ano na luta pela inclusão. O evento é aberto e toda população é bem-vinda.

Sobre o Dia da Consciência Negra

Em Iperó, o Dia da Consciência Negra foi instituído pela Lei Municipal nº 681, de 19 de março de 2009.