Home » Notícias » “Trekking pedagógico” une natureza e história na Flona

“Trekking pedagógico” une natureza e história na Flona

“Trekking pedagógico” une natureza e história na Flona

Na semana em que a Floresta Nacional de Ipanema (Flona) celebra os seus 26 anos de criação, cerca de 100 alunos da Escola Municipal “Dona Gláucia Aparecida Andrade Nogueira”, que fica dentro da unidade de conservação ambiental, participaram do “Trekking Pedagógico”. A atividade aconteceu na última segunda (14), num percurso cheio de aprendizados, que integrou diversas disciplinas.

Os estudantes se dividiram em 10 grupos. Cada equipe, acompanhada por um professor, representou uma característica da Flona, com a sua própria bandeira e grito de guerra. “Coleirinhos do morro”, “Owl by nights”, “Urubu-rei”, “Ipês do sol nascente”, “Tucanos”, “Coloridos da mata”, “Guaranas”, “Alma de gato” e “Tamanduá bandeira” percorreram a trilha em direção ao monumento que homenageia o Visconde de Porto Seguro e fizeram paradas estratégicas para receber informações sobre os locais.

Na primeira parada, as orientações foram sobre localização. A parada seguinte, na Pedra Santa, apresentou uma aula sobre Giovanni Maria de Agostini, o monge de Ipanema. Na terceira pausa, já no Mirante do Cruzeiro, veio o aprendizado sobre a cruz que faz parte da primeira corrida de ferro no Brasil, ocorrida em 1818. E no ponto final do percurso, foi a vez de aprender sobre o Visconde de Porto Seguro e o monumento construído em sua homenagem.

Lá no alto do morro, quem estava no local pela primeira vez se encantou com a vista. É o caso dos alunos Gustavo Lima dos Santos e José Miguel dos Santos Neto, ambos de 12 anos e estudantes do sétimo ano. “Foi muito legal conhecer de perto o morro, a gruta do monge e os trechos das rochas. É tudo muito bonito. No monumento a vista é incrível. Foi cansativo, mas valeu. Aprendemos bastante. Vamos voltar outras vezes”, disseram.

O “Trekking Pedagógico” foi realizado em parceria com a Nativos Eco – Turismo Sustentável, que desenvolve ações de turismo guiado na Flona. “Esse projeto foi idealizado para divulgar a história, a biodiversidade e a geologia da Flona. É uma forma de aprender com aventura e acontece em duas fases. A primeira fase é a palestra na escola e a segunda fase é o percurso até o monumento”, explicou Jackson Campolim, da Nativos Eco.

O professor de História, Sérgio Palombi, e a coordenadora pedagógica, Rosamar Pinheiro de Freitas, destacaram o conhecimento da natureza e do espaço histórico adquiridos por meio do “Trekking Pedagógico”. “Os alunos estão aqui diariamente e é muito importante que conheçam o local. Foi uma grande aula fora da escola, com envolvimento total dos estudantes, professores, funcionários e equipe gestora. Esse movimento causou um agito saudável na escola. Todos voltaram cansados, mas felizes e realizados”, comentaram.

“Parabéns a toda a equipe da escola e aos alunos envolvidos nessa iniciativa. A Floresta Nacional de Ipanema é um patrimônio importantíssimo e está localizada em nosso município. Por isso é muito significativo que os iperoenses conheçam e valorizem todos os aspectos históricos e naturais relacionados ao local”, ressaltou o prefeito.

Mais informações sobre o “Trekking Pedagógico”: (15) 99743-9885 ou nativoseco@hotmail.com