Home » Notícias » Unidades de Saúde intensificam busca ativa de casos de tuberculose

Unidades de Saúde intensificam busca ativa de casos de tuberculose

Unidades de Saúde intensificam busca ativa de casos de tuberculose

Entre os dias 7 e 25 de novembro, as unidades básicas de saúde (UBS) de Iperó vão intensificar a chamada “busca ativa” de casos de tuberculose. A ação tem o objetivo de conhecer precocemente os casos da doença e atuar para evitar a propagação. Todas as pessoas que passarem pelas unidades nesse período serão entrevistadas e aquelas que apresentarem algum sintoma farão o exame de baciloscopia.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo “Mycobacterium tuberculosis”, que afeta os pulmões e também pode acometer outros órgãos. A forma pulmonar é a mais frequente e a mais preocupante para a saúde pública. A transmissão da doença ocorre a partir das gotículas expelidas ao falar, tossir e espirrar. A pessoa doente pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas.

Os sintomas são tosse seca contínua no início (depois com presença de secreção), cansaço excessivo, febre baixa (geralmente à tarde), sudorese noturna, palidez, emagrecimento acentuado, fraqueza, prostração e falta de apetite. A tuberculose tem cura e o tratamento é realizado por um período de seis meses. Após 15 dias do início do tratamento já não há mais risco de transmissão. Atualmente, há 33 pacientes em tratamento no município.

Mais informações: 3266-2228 (Secretaria de Saúde)

 

tuberculose

Scroll Up